Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2012 - 21h13

Prefeito de BH esconde parceria com governo federal em obras

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Recém rompido com o PT, de quem se manteve aliado por quatro anos, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), aumenta as desavenças com os petistas.

A mais recente foi nesta sexta-feira (24), quando ele foi indagado sobre o fato de sua campanha estar exibindo obras da prefeitura, mas sem citar a participação do governo federal em muitas delas.

Folhapress
O prefeito de BH e candidato à reeleição, Marcio Lacerda
O prefeito de BH e candidato à reeleição, Marcio Lacerda

A maior parte são obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o principal programa de investimentos do governo da presidente Dilma Rousseff --que se engajou na campanha do ex-ministro Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte.

Lacerda afirmou que a maioria das obras são realizadas com empréstimos da Caixa Econômica Federal, que "não pertence a um partido". Ele disse ainda que confia no "espírito republicano" da presidente Dilma Rousseff.

Na campanha da TV, Lacerda é citado como o maior realizador de obras da história da capital mineira. "A maioria imensa dessas obras foi viabilizada com empréstimos da Caixa Econômica Federal. A Caixa não pertence a um partido, então ela está cumprindo o seu dever de financiar obras públicas, como faz há mais de cem anos", disse o prefeito.

"Portanto, confiamos no espírito republicano da presidente Dilma. As obras do PAC são para todo país, não há distinção de financiamento do PAC para nenhum município por causa de município administrado por partido A ou B", acrescentou o prefeito, que tem como principal aliado nesta eleição o senador Aécio Neves (PSDB-MG), potencial adversário de Dilma na disputa de 2014.

'DEVAGAR'

O ex-ministro Patrus Ananias disse que "mais de 70% dos recursos" empregados nas obras em BH são do governo federal. "A população sabe, a verdade sempre prevalece", disse o candidato, citando obras da Copa, do PAC e do Minha Casa, Minha Vida.

"O que tenho a lamentar é que essas obras estejam sendo feitas de uma forma tão lerda, tão devagar, trazendo transtornos à população", acrescentou.

Patrus criticou ainda o fato de Lacerda dizer no seu programa eleitoral que fez o restaurante popular. Na campanha, o ex-ministro se apresenta como uma espécie de pai dos restaurantes populares.

O restaurante do distrito do Barreiro foi inaugurado por Lacerda e pela ministra Márcia Lopes (Desenvolvimento Social) em maio de 2010, um mês após Patrus ter deixado o ministério que comandou desde 2004.

Segundo informações do ministério, o governo federal investiu R$ 1,4 milhão no restaurante de Belo Horizonte e a prefeitura, cerca de R$ 7,8 milhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página