Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2012 - 19h15

Juiz comanda Prefeitura de Manaus há duas semanas

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

A cidade de Manaus (AM) vem sendo comandada por um juiz há duas semanas. Titular da 1ª Vara da Dívida Ativa Estadual, Airton Gentil, 52, assumiu o cargo no último dia 15, após o prefeito Amazonino Mendes (PDT), que desistiu de concorrer à reeleição, se licenciar para tratamento de saúde.

Diabético, fumante e hipertenso, Amazonino Mendes, 72, foi internado no hospital Sírio-Libanês (SP) no último dia 19. Um exame de rotina atestou complicações no coração. Nesta segunda-feira (27), ele passou por uma cirurgia para desobstruir artérias coronárias.

O juiz acabou assumindo a administração porque o vice-prefeito, Carlos Souza (PSD) renunciou ao cargo para concorrer à Câmara dos Deputados em 2010, quando foi eleito.

O presidente da Câmara Municipal, Isaac Tayah (PSD), que poderia ocupar a chefia do município, está impedido de assumir por estar disputando as eleições. Na mesma situação estão os nove vereadores que integram a Mesa Diretora da Casa.

Coube então ao Judiciário indicar o prefeito de Manaus. O juiz Airton Gentil foi escolhido por ser o quinto magistrado mais antigo, com 23 anos de serviços prestados. Outros quatro juízes foram impedidos porque estão à frente de cargos públicos.

Em seu primeiro pronunciamento como prefeito, o juiz disse que não mudará a equipe de Amazonino, cuja licença médica, que pode ser estendida, vai até 11 de setembro.

"Essa é uma equipe que vem acompanhando o prefeito há muito tempo, que já conhece os problemas da cidade e não haverá nenhuma interrupção nos serviços que já estavam sendo feitos", afirmou.

É a segunda vez que o juiz assume o cargo de prefeito no Estado. Na década de 90, ele foi prefeito de Humaitá (777 km de Manaus) por dois dias.

Sobre ser assumir a gestão da capital, disse "ser um desafio complexo". A cidade, com mais de 1,8 milhão de habitantes, enfrenta problemas no abastecimento de água, transporte urbano e saúde.

GESTÃO CURTA

Mas a gestão de Gentil como prefeito pode ser curta. É que nesta segunda-feira (27) a Câmara Municipal de Manaus aprovou uma emenda à Lei Orgânica do Município colocando como terceiro sucessor ao cargo de prefeito o procurador-geral do município.

Segundo a assessoria da prefeitura, a decisão da Câmara precisa ser sancionada e publicada. Ao menos até esta terça-feira (28), portanto, o prefeito continuará sendo o juiz Airton Gentil, que não quis comentar a possibilidade de saída do posto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página