Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2012 - 13h39

Congresso deve debater sobre lei de greve ao país, dizem ministras

Publicidade

KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra da Articulação Política, Ideli Salvatti, afirmaram nesta terça-feira (28) que o Congresso Nacional deve ao país um debate e uma decisão sobre a lei para regulamentar o direito de greve. Atualmente, a Constituição inclui o direito de greve para os servidores públicos federais. Mas até hoje não há uma lei até regulamentando em detalhes como deve ser exercido esse direito.

"Tem um debate no Congresso Nacional, acho que o Congresso deve esse debate e essa decisão ao país", disse a ministra Gleisi Hoffmann durante evento pela manhã.

Hoje, um projeto do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que tramita no Congresso, busca fixar limites às greves no setor público. O texto tem como objetivo assegurar e disciplinar o direito de greve, mas também garantir que a sociedade não seja prejudicada.

Questionada sobre o tema a ministra Ideli Salvatti endossou o comentário de Gleisi e disse que 'está na hora do Congresso se manifestar'.

"Eu não só concordo como acredito que no Congresso nos temos ambiente para fazer esse debate. Infelizmente tivemos vários excessos, varias situações que são inadmissíveis para o bem estar da população, segurança da população e prestação do serviço público. Então eu acho que está na hora mesmo do Congresso poder se manifestar", afirmou Ideli.

De acordo com a ministra, responsável pela articulação política com o Congresso, o Planalto e "o Brasil inteiro" precisam se empenhar para agilizar a tramitação da lei. "Nós todos, o Brasil inteiro, precisamos. Acho que é uma necessidade", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página