Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2012 - 15h52

Justiça Eleitoral acata vídeo como prova contra candidato do PSDB em Minas

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais, por decisão do juiz Maurício Soares, considerou como prova válida um vídeo em que carroceiros de Betim (MG) supostamente recebem dinheiro para apoiar a candidatura do deputado federal Carlaile Pedrosa (PSDB) à prefeitura da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

O vídeo foi divulgado no final de semana, publicado no site da revista "Época".

Conforme relato do juiz, as imagens mostram "uma senhora sentada que aparenta estar repassando dinheiro a pessoas. As pessoas se referem a carroças". A mulher seria intermediária do deputado tucano.

O vídeo é a principal peça da ação movida pela campanha da prefeita Maria do Carmo Lara (PT), que tenta a reeleição. O PT aponta compra de voto e abuso do poder econômico pelo candidato do PSDB.

"A gravação não pode ser tida como ilícita, pois foi realizada em ambiente com grande número de pessoas, inclusive, em local tumultuado e às portas abertas, conforme se verifica da gravação", escreveu o juiz.

Além de validar o vídeo como prova, o que era contestado pela campanha do PSDB, a Justiça Eleitoral determinou busca e apreensão de contratos no comitê do candidato.

Um homem que aparece dentro de um carro entregando um pacote à mulher, a mesma que supostamente fez os pagamentos aos carroceiros, é apontado no vídeo como sendo o próprio candidato tucano.

A propriedade do carro em que o homem ocupa também está sob investigação da Justiça. Esse é um dos motivos das apreensões dos contratos da campanha requeridos pelo juiz.

OUTRO LADO

A assessoria da campanha do PSDB informou, em nota, que "entregou todos os documentos necessários ao trabalho da Justiça", mas que Carlaile não havia sido intimado a se defender até a noite desta terça-feira (18).

A nota diz que a ação apresentada pelo PT é "leviana" porque "acusa Carlaile de compra de votos".

"Para sustentar sua covarde acusação, o PT apresenta um vídeo forjado por militantes petistas. Esse vídeo, em que aparecem arapongas contratados pelo PT, já se encontra sob perícia técnica contratada pela coligação", diz a nota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página