Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 14h35

Por Lula, partidos da base se unem em crítica contra oposição

Publicidade

DE SÃO PAULO

Seis presidentes de partidos da base aliada do governo divulgaram nesta quinta-feira (20) uma nota criticando a oposição por analisar a possibilidade pedir ao Ministério Público que investigue o envolvimento do ex-presidente Lula no mensalão.

PT, PSB, PMDB, PC do B, PDT e PRB afirmam repudiar os dirigentes do PSDB, DEM e PPS por tentar "comprometer a honra e a dignidade" de Lula.

Na terça-feira (18), a oposição decidiu esperar o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) para cobrar investigações da Procuradoria-Geral da República sobre o ex-presidente.

Oposição diz que nota de partidos sobre mensalão é 'desespero'
Oposição recua e decide esperar fim de julgamento para processar Lula
Advogado volta a negar entrevista de Marcos Valério a revista
Marcos Valério aponta Lula como chefe do mensalão, diz revista

A ação seria baseada em reportagem da revista "Veja" com declarações atribuídas ao empresário Marcos Valério, considerado na denúncia como o operador do mensalão. Segundo a revista, após ser condenado no STF, Valério tem dito a pessoas próximas que Lula era o "chefe" do esquema.

"Valendo-se de fantasiosa matéria veiculada pela revista 'Veja', pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação", afirma a nota divulgada pelos partidos da base.

O texto é assinado pelos presidentes dos partidos Rui Falcão (PT), Eduardo Campos (PSB), Valdir Raupp (PMDB), Renato Rabelo (PC do B), Carlos Lupi (PDT) e Marcos Pereira (PRB).

"As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova."

Segundo os partidos da base, o gesto é "fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro".

As siglas ainda comparam o caso de Lula com o dos presidentes Getúlio Vargas, em 1954, e João Goulart, em 1964.

"O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos."

Os partidos dizem também que a oposição quer pressionar o Supremo no julgamento do mensalão e confundir a opinião pública. De acordo com eles, a preocupação é transformar o caso em um julgamento político.

"A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo", finaliza o texto.

Leia a íntegra:

"À SOCIEDADE BRASILEIRA

O PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB, representados pelos seus presidentes nacionais, repudiam de forma veemente a ação de dirigentes do PSDB, DEM e PPS que, em nota, tentaram comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Valendo-se de fantasiosa matéria veiculada pela Revista Veja, pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação.

As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova.

O gesto é fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro. Impotentes, tentam fazer política à margem do processo eleitoral, base e fundamento da democracia representativa, que não hesitam em golpear sempre que seus interesses são contrariados.

Assim foi em 1954, quando inventaram um "mar de lama" para afastar Getúlio Vargas. Assim foi em 1964, quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura. O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos.

Os partidos da oposição tentam apenas confundir a opinião pública. Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula.

A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo.

Rui Falcão, PT

Eduardo Campos, PSB

Valdir Raupp, PMDB

Renato Rabelo, PCdoB

Carlos Lupi, PDT

Marcos Pereira, PRB.

Brasília, 20 de setembro de 2012"

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página