Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2012 - 03h30

Justiça veta semáforos cor-de-rosa em Campos

Publicidade

DO RIO

A Justiça Eleitoral notificou a ex-governadora do Rio de Janeiro Rosinha Matheus (PR-RJ), prefeita de Campos (RJ) e candidata à reeleição, para que interrompa a pintura de semáforos na cor rosa. Há suspeita de "propaganda eleitoral subliminar".

Na análise da juíza eleitoral Gracia do Rosário, a pintura "na cor rosácea denota ilegalidade na conduta, por remeter ao eleitorado, em pleno momento de campanha, à cor notória e pública utilizada pela candidata à reeleição [Rosinha Matheus]".

A Prefeitura de Campos afirmou que desde a última segunda-feira, quando foi notificada da decisão, determinou a interrupção da pintura dos semáforos. Disse ainda que os que já estão rosas mudarão de cor, depois da aplicação de tinta branca.

Segundo a Emut (Empresa Municipal de Transporte), porém, a cor que estava sendo aplicada era "roxo paixão", e não rosa como afirmou a juíza eleitoral na decisão. A empresa defendeu a pintura.

"A Emut considera tecnicamente correto o uso da cor roxo paixão, da fabricante Coral Coralit, para o produto de código 078910195592, e que a decisão de suspender sua aplicação foi necessária para evitar a exploração política do fato", afirma a nota da empresa municipal.

Segundo o município, dez pórticos de semáforos foram pintados com a cor questionada. A Emut afirma que concluirá o projeto, mas somente após as eleições.

O ex-governador Anthony Garotinho (PR) criticou em seu blog a decisão da Justiça.

"O que todos veem como roxo, só para o TRE-RJ é rosa. Pelo jeito a Justiça Eleitoral do Rio, além de só ver o que quer, às vezes vê até demais, até o que não existe. Deve ser problema de daltonismo."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página