Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2012 - 21h08

Bolsa Família é alvo de disputa na campanha à Prefeitura de Campinas

Publicidade

DE CAMPINAS

A paternidade do programa Bolsa Família tornou-se tema da campanha eleitoral em Campinas, no interior paulista, municiando ataques ao candidato petista à prefeitura, Marcio Pochmann.

O programa eleitoral de Pedro Serafim (PDT), candidato e atual prefeito, afirmou nesta quarta-feira (26) que o petista diz ter sido responsável pela criação do Bolsa Família, mas que "o próprio ex-presidente Lula" contraria essa afirmação ao dizer que buscou Patrus Ananias, candidato do partido à prefeitura de Belo Horizonte, para elaborar o programa.

O trecho utiliza imagens de programas de Pochmann que mencionam o Bolsa Família e uma mensagem gravada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o horário eleitoral de Ananias.

"Dá para acreditar no candidato que é desmentido pelo maior ídolo do seu partido?", questiona o narrador do programa do pedetista.

Instituído no governo Lula, o programa de transferência de renda foi criado em janeiro de 2004. Entre 2001 e 2004, Pochmann dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante o governo Marta Suplicy (PT), em São Paulo. A partir de 2007, passou a exercer a presidência do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em Brasília.

A assessoria de imprensa do candidato afirmou que o petista nunca disse ser o criador do programa, mas que ajudou a elaborá-lo. A coligação ingressou com pedido de direito de resposta na Justiça Eleitoral. (MARÍLIA ROCHA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página