Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2012 - 21h53

Enquanto Dilma discursava em BH, PSDB divulgava carta com cobranças

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

No momento em que a presidente Dilma Rousseff fazia discurso na noite desta quarta-feira (3) em Belo Horizonte, o PSDB mineiro, comandado pelo senador Aécio Neves, divulgou carta aberta a ela com cobranças de medidas que atendam a interesses de Minas Gerais.

A carta é assinada pelos presidentes regional e municipal do PSDB: o deputado federal Marcus Pestana e o deputado estadual João Leite, respectivamente.

Em comício em BH, Dilma dispara ataques contra Aécio

Ao final do texto, a carta cita um link pelo qual é possível acessar um vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao pedir votos para um prefeito no Rio Grande do Sul, se refere a Dilma como gaúcha. A presidente nasceu em BH e fez sua carreira política no Sul.

Os aecistas dizem na carta que a presidente é "muito bem-vinda" em Minas, mas que, apesar da visita por motivos eleitorais a BH, ela poderia dar "explicações".

"Seria uma oportunidade importante para que seja esclarecido aos mineiros porque o governo federal vem, sistematicamente, de forma insistente e repetitiva, deixando de lado os interesses de Minas Gerais", diz o texto.

A carta lista 13 tópicos com cobranças, como a instalação de uma fábrica da Fiat em Pernambuco, no final da gestão Lula, por causa de incentivos fiscais exclusivos, o veto ao aumento dos royalties da mineração e aos incentivos para o semiárido mineiro, metrô, duplicação de estradas e reforma do aeroporto de Confins.

O PSDB cobra ainda o fato de haver apenas um ministro mineiro (Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) na equipe de Dilma.

"Constatações como essas, dão, lamentavelmente, veracidade à fala do presidente Lula, que a saúda, na internet, como presidente gaúcha! Esperamos que a senhora volte sempre a Minas, não apenas para fazer campanha eleitoral, mas também como presidente da República para atender aos verdadeiros anseios e demandas dos mineiros", encerra a nota.

João Godinho/O Tempo/Folhapress
Dilma durante comício de Patrus (ao microfone) em Belo Horizonte
Dilma ao lado de Patrus (ao microfone) e Michel Temer (à dir.) em comício em Belo Horizonte

DISCURSO

No comício, Dilma respondeu críticas que vem recebendo do senador Aécio Neves (PSDB). Do palco, chamou de "intolerante" e "mesquinho" quem anda falando mal dela em Minas. Ela não citou o nome do senador tucano, mas todos os ataques foram direcionados a ele, inclusive com a ajuda de uma cola.

Lembrando que nasceu Belo Horizonte, afirmou, por exemplo, que não deixou a cidade para "ir para a praia".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página