Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2012 - 11h51

TRE-RJ vai inaugurar centro de inteligência para monitorar segurança das eleições

Publicidade

DE SÃO PAULO

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) vai lançar na tarde deste sábado (6) um centro de inteligência para monitorar a segurança durante as eleições municipais no Estado.

O presidente do tribunal, desembargador Luiz Zveiter, vai inaugurar às 16h as instalações do "Centro de Controle e Comando das Eleições 2012". O local centraliza o processamento de informação que serão utilizadas como base para a tomada de decisões sobre a segurança do pleito.

Segundo o TRE-RJ, o centro vai funcionar de forma ininterrupta até a conclusão da totalização dos votos de todo o Estado, o que inclui a madrugada de domingo, quando haverá patrulhamento ostensivo para coibir o crime de boca de urna.

Além de profissionais do Justiça Eleitoral, representantes da Marinha, do Exército, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e das Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal fazem parte da equipe do centro de inteligência.

É a primeira vez que o tribunal monta um centro de inteligência deste porte para as eleições. O esquema integra o centro ao Disque Denúncia Eleitoral, ao Disque Denúncia da Polícia Civil e à central 190 da Polícia Militar.

A intenção do centro é filtrar as informações por força de segurança, para separar os delitos segundo o grau de potencial ofensivo. Crimes eleitorais mais graves, como a compra de votos, receberão prioridade.

A estrutura do centro possui 13 computadores interligados em rede de banda larga com velocidade de 10 Mb.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página