Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2012 - 05h50

Serra agora diz que vai mudar taxa de inspeção veicular

Publicidade

DANIELA LIMA
PAULO GAMA
DE SÃO PAULO

Pela primeira vez desde o início da campanha, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, admitiu que mudará a aplicação da inspeção veicular, se eleito. Em discurso ontem, ele afirmou que está estudando alternativas ao formato atual, que é alvo de controvérsia.

"A inspeção veicular, vamos trabalhar bem esse assunto. Pode estar certo que nós vamos mudar a maneira dela ser aplicada", disse o tucano, no palanque em que oficializou a adesão do PDT, do deputado Paulinho da Força, à sua candidatura.

O adversário de Serra na disputa pela prefeitura, Fernando Haddad (PT), promete desde o primeiro turno que acabará com a cobrança da taxa, hoje em R$ 44,36. Serra sempre defendeu a taxa.

Serra organizou um grupo de trabalho para avaliar propostas alternativas à forma como a inspeção é hoje. Não há, no entanto, consenso sobre qual seria a bandeira a ser adotada pelo tucano.

Especialistas que estão auxiliando a campanha tucana deram uma série de ideias, como isentar a cobrança do tributo de carros novos, com até três anos de uso, e ampliar o número de centros de inspeção --hoje são 16.

Mas as propostas esbarram em embaraços políticos e na resistência de ambientalistas.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) é alvo de duas ações, uma criminal e outra de improbidade, por conta do contrato da inspeção veicular.

Aliados de Serra temem que, ao propor mudanças, o tucano passe a mensagem de que está "abandonando" a defesa do aliado e crie um problema político para ele e para o prefeito.

Ambientalistas também resistem à tese de isentar carros novos da inspeção, por afirmarem que é possível modificar o veículo para que ele ande mais com menos combustível, o que aumentaria a emissão de gases.

Há ainda o temor de que isso seja interpretado como uma penalização aos mais pobres, que acabariam sendo mais afetados pelo tributo por terem veículos mais antigos.

O único consenso na campanha é que será preciso encontrar um antídoto para a proposta de Haddad, que tem apelo popular.

Em caminhadas pelas ruas, Serra tem sido cobrado sobre o tema. Anteontem, um eleitor pediu que o tucano defenda a extinção da taxa, argumentando que donos de carros já pagam o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Serra falou sobre o tema ao ser cobrado, por Paulinho, a acabar com a "indústria da multa em São Paulo": "Você para no farol e não sabe se vai ser assaltado pelo ladrão ou pela prefeitura", disse.

Mesmo com críticas à atual administração, Paulinho disse apoiar Serra por conta do "passado". Ele fez críticas à presidente Dilma Rousseff. "A presidente Dilma não cumpriu o que combinou com a gente. Vamos cobrá-la."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página