Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2012 - 16h08

Serra ataca Haddad e cobra investigação sobre suspeita no MEC

Publicidade

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, cobrou que "sejam bem investigados" os indícios de fraude observados por auditores do Tribunal de Contas da União em uma licitação aberta quando o MEC (Ministério da Educação) era comandado por seu adversário, Fernando Haddad (PT).

Reportagem da Folha desta sexta-feira (12) mostrou que auditores do órgão viram indícios de que houve uso de documentos falsos, pagamentos irregulares, superfaturamento e conluio entre empresas participantes de uma licitação para reforçar a área de informática e aumentar a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"O que aconteceu com o Enem na gestão do Haddad foi uma das maiores calamidades na história da educação no Brasil. Ele não conseguiu fazer o Enem durante três anos. Foi falta de capacidade e de competência. Agora, além disso, tomamos conhecimento que houve fraude. Essa coisa tem que ser bem investigada", afirmou.

A assessoria de Haddad disse, em nota, que o então ministro da Educação foi informado à época que foi autorizada a suspensão dos pagamentos e do contrato após denúncia de apresentação de documentos falsos.

"Até sua saída da pasta, Haddad tinha informação de que a investigação ainda estava em andamento", diz. A campanha do petista diz que não há "pronunciamento conclusivo" do TCU.

INSPEÇÃO VEICULAR

O tucano falou também sobre mudanças na aplicação da inspeção veicular. Primeiro, negou que planejasse alterações, como havia dito em discurso ontem.

Depois, admitiu "alterações na maneira como a inspeção é feita", mas defendeu a cobrança da taxa para sua realização.

"A questão básica é que a inspeção é necessária por causa da poluição, que mata. A maneira como ela é feita pode ser melhorada. Abrir os postos à noite, nos finais de semana, ampliar o número de postos de atendimento, tudo para facilitar a vida do motorista. Além disso eu já havia dito que carro que está na garantia pode ser isento."

O tucano também usou o tema para atacar Haddad. Disse que o petista "falseia a realidade" quando diz que vai acabar com a taxa.

"Se a prefeitura paga, vem dos impostos. Ou paga todo mundo ou só os motoristas Acredito que só os motoristas seja mais justo"

Serra criticou também a criação de taxas durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Afirmou que Haddad foi o responsável por implantá-las quando atuava no secretariado de Marta e citou o apelido de "Martaxa", dado a ela por membros da oposição. "Em matéria de taxas, quem tem grande gosto em criá-las é o PT", concluiu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página