Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2012 - 05h30

PSD se sai melhor nos Estados que governa

Publicidade

PAULO GAMA
FABIO LEITE
DE SÃO PAULO

Quarto partido no número de prefeituras conquistadas nesta eleição, o estreante PSD teve seu melhor desempenho nos Estados em que controla a máquina pública. Nas cinco unidades em que proporcionalmente mais elegeu prefeitos, o partido ocupa o posto de governador ou de vice.

No Amazonas, por exemplo, o PSD conquistou 24 das 62 prefeituras, 39% do total. O Estado é administrado por Omar Aziz, que no ano passado deixou o PMN para ingressar no recém-criado PSD.

A Bahia é outro exemplo: 17% das cidades serão geridas pelo PSD. Em termos absolutos, é o Estado que mais terá prefeituras da sigla: 70.
Otto Alencar, vice-governador pelo PSD, reconhece o peso do apoio da administração. "A aliança com o governador foi muito importante para estruturar o partido."

Ele afirma que o resultado se deve também ao ªgrupo forteº da sigla no Estado. ªSão 12 deputados estaduais e seis federais que seguem a minha liderançaº, afirma.
Em Santa Catarina, também governada pelo partido, o PSD venceu em 18% das cidades e disputa a capital.

Em número de prefeituras, o partido só ficou atrás de PMDB, PT e PSDB.
Fundado em 2011 pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o PSD tornou-se a quarta maior bancada da Câmara.

À época, conseguiu filiar também cerca de 550 prefeitos, segundo suas próprias contas. A partir do ano que vem, vai governar ao menos 494 cidades e disputa o segundo turno em mais cinco.

O secretário-geral da sigla, Saulo Queiroz, relativiza a redução. "O importante é que mantivemos o número de prefeitos em cerca de 500, essa foi nossa grande vitória."

Entre as prefeituras perdidas está a da maior cidade do Brasil, São Paulo, onde o PSD abriu mão da cabeça de chapa para apoiar José Serra, padrinho político de Kassab.

Segundo Queiroz, "não havia a expectativa de eleger prefeitos em cidades grandes". "Fizemos e cumprimos pactos de apoiar capitais quem nos apoiou na formação do partido", afirmou.

Kassab classificou o resultado como "extraordinário". "Fizemos a quinta bancada de vereadores do país. Se considerar as grandes cidades em que fazemos parte da coligação, o resultado foi extraordinário", afirmou.

Ao analisar os dados, Queiroz diz que o "fundamental" é que o PSD conseguiu se distribuir por todo o país. "Essa eleição nos deu capilaridade. Nosso empenho agora era para chegar forte em 2014. Acho que conseguimos."

Colaborou DANIELA LIMA, de São Paulo

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página