Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2012 - 18h21

Novo presidente da SIP toma posse remotamente e faz discurso via rede social

Publicidade

DE SÃO PAULO

O novo presidente da SIP (Sociedade Internamericana de Imprensa), o equatoriano Jaime Mantilla, tomou posse nesta terça-feira de uma maneira inusitada --ele estava em Quito, a capital do Equador, e fez seu discurso para uma plateia em São Paulo por meio da câmera do Google +, a rede social do Google.

Mantilla disse que não veio ao encontro da SIP em São Paulo porque precisava cuidar do jornal do qual é um dos sócios, o "Hoy", que sofre ameaças do governo de Rafael Correa, segundo ele.

Ele substitui o norte-americano Milton Coleman, ex-editor do "Washington Post".

A assembleia-geral da SIP acabou hoje, após cinco dias de debates, nos quais participaram cerca de 450 jornalistas do continente americano.

Segundo Mantilla, é a primeira vez em 30 anos que deixa de participar do encontro da SIP.

Dias antes, diretores da SIP informaram que Mantilla não viria, mas não deram nenhuma conotação política à ausência --diziam que ele passava por problemas pessoais.

Em seu discurso de posse, Mantilla atacou os regimes populistas que buscam restringir a liberdade de imprensa na América Latina, e o governo de Correa em particular.

"Assumo esta presidência em um momento perigoso para a liberdade", disse Mantilla.

"A imprensa independente do Equador está acossada pelo governo".

A SIP classifica o Equador como um dos países que mais oferece riscos à liberdade de expressão, com a Venezuela e a Argentina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página