Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2012 - 19h38

Em Fortaleza, candidatos imitam padrinhos e se atacam em debate

Publicidade

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), que concorrem à Prefeitura de Fortaleza neste segundo turno, fizeram na tarde desta quarta-feira (24) um debate na TV Diário em que reproduziram o tom dos ataques trocados por seus fiadores políticos.

Elmano e Roberto trocaram farpas, por exemplo, sobre qual deles foi retirado do "bolso do colete" dos seus respectivos padrinhos, a prefeita petista Luizianne Lins e o governador socialista Cid Gomes.

"O Elmano foi tirado do bolso do colete da Luizianne Lins", disse Roberto logo no começo, dando o tom que imprimiria durante todo o debate.

Após dizer que foi escolhido em eleição interna do PT, Elmano contra-atacou: "Não sou eu que fui tirado do colete, não tenho relação de chefia com ninguém, com nenhum grupo familiar que quer mandar em todo mundo".

Ao contrário de Roberto, Elmano não citou os nomes dos padrinhos do socialista, a quem criticava: Cid e seu irmão Ciro Gomes, ex-ministro do governo Lula.

A campanha do PSB considera Luizianne má avaliada e por isso não se furta em criticá-la abertamente. É assim nos debates e na propaganda eleitoral. Segundo o Datafolha, a nota média dada a ela é 5,7.

A mesma população de Fortaleza deu a nota média de 6,6 para o governo de Cid Gomes.

Na disputa eleitoral, os candidatos do PT e PSB estão tecnicamente empatados.

Os ataques entre os candidatos se deram até mesmo no campo profissional de cada um. O petista ataca o médico Roberto e o socialista bate no advogado Elmano.

Os candidatos trocaram acusações sobre vários temas, até sobre greves de professores. O petista acusa o deputado estadual Roberto Cláudio de ter autorizado no ano passado, como presidente do Legislativo do Ceará, a Polícia Militar a entrar na Casa para a retirada de grevistas, o que acabou em confusão.

O socialista, por sua vez, responsabilizou o ex-secretário da Educação de Fortaleza Elmano de Freitas pelo ataque da guarda municipal com uso de spray de pimenta contra professoras, inclusive uma grávida.

No campo das promessas, uma das principais de Elmano é estender para todo o final de semana, e não apenas aos domingos, a tarifa social de R$ 1,40 para os usuários de ônibus. E promete manter a tarifa nos dias úteis em R$ 2,00.

Roberto promete manter o preço atual e criar o bilhete único para o usuário do transporte coletivo pagar uma passagem apenas no intervalo de duas horas.

E se depender do discurso das duas candidaturas, Fortaleza vai ganhar ao menos cinco novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página