Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2012 - 04h02

Em Fortaleza, Elmano usa governo Cid Gomes para atacar Roberto

Publicidade

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

O último debate da campanha eleitoral de 2012 à Prefeitura de Fortaleza foi repleto de ataques e farpas lançadas pelos candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB).

O debate ocorreu na TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo.

O petista adotou como principal estratégia os ataques ao governo do socialista Cid Gomes, fiador da candidatura de Roberto.

Isso porque durante toda a campanha do segundo turno a estratégia do PSB foi dizer que a fiadora de Elmano, a prefeita Luizianne Lins, não conseguiu em dois mandatos implementar seus projetos.

Foi com essa mesma estratégia que Elmano atacou no debate, focando principalmente na questão da segurança pública, calcanhar de Aquiles do governador do PSB.

"O governado do Estado, que ele representa, diz que ia acabar com o problema de segurança no Ceará. Acabou? Nós sabemos que piorou", disse.

Pouco antes, Elmano havia respondido as críticas dos projetos não concluídos. citando também a gestão Cid, para dizer que isso ocorre com todo o governo.

"Tem obras paradas no governo [do Estado] há muito tempo. Isso acontece com todo governo. Tem obras andando também no governo Dilma, no governo do Estado e no nosso também", disse.

Roberto, por sua vez, focou mais na saúde, um dos maiores problemas de Fortaleza segundo os eleitores.

Depois de tanto insistir com esse tema, o candidato do PSB afirmou: "O Elmano mais uma vez não responde porque não fez. Se não fez em oito anos o que prometeram, por que crer que farão em quatro?"

Ao contrário do debate da última quarta-feira na TV Diário, Elmano foi mais para o ataque dessa vez. Roberto chamou a atenção para isso em mais de um momento.

"Realmente o candidato Elmano veio com agressividade, querendo fugir do debate", disse o socialista.

EMPATADOS

As pesquisas indicam empate técnico entre os dois candidatos.

No levantamento do Datafolha realizado na terça-feira (23) e quarta-feira (24), Elmano tem 42% e Roberto, 41%. Em relação à pesquisa da semana anterior, o socialista cresceu quatro pontos, enquanto o petista se manteve estável.

Os ataques prosseguiram em todas as áreas: serviço público, educação, transporte e trânsito e também na política. Elmano disse que Roberto "representa a política da oligarquia". E o socialista disse que o petista "foi tirado do bolso do colete" de Luizianne.

"Você falta com a verdade" foi a frase mais repetida tanto por Elmano quanto por Roberto.

A campanha terminou tal como foi nos últimos dias, com farpas lançadas não apenas pelos candidatos, mas também entre os seus padrinhos, respectivamente, a prefeita de Fortaleza e os irmãos Gomes --além do governador, o ex-ministro Ciro Gomes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página