Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2012 - 15h05

Ciro Gomes elogia Dilma e diz que Lula foi 'incorreto' em Fortaleza

Publicidade

PAULO PEIXOTO
ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) afirmou na manhã deste domingo, em Fortaleza, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "muito incorreto" com ele por causa do tratamento que deu à disputa eleitoral na capital cearense.

Veja especial Eleições 2012
Candidato do PSB vota depositando 'fé em Deus e na população'
Candidatos de PT e PSB têm 50% em Fortaleza, diz Datafolha

Quanto ao não envolvimento da presidente Dilma Rousseff na disputa travada entre o PT e o PSB em Fortaleza, Ciro fez elogios a ela por não ter ido ao Ceará fazer campanha nem ter gravado para o programa eleitoral do petista Elmano de Freitas, o adversário do socialista Roberto Claudio.

Ciro é coordenador político da campanha de Claudio e irmão de Cid Gomes, governador do Estado. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (27), a disputa em Fortaleza chegou ao dia da eleição com os dois candidatos empatados, com 50% dos votos válidos.

Ex-ministro do governo Lula, Ciro queixou-se do início das articulações entre PT e PSB na escolha de quem iria ocupar o lugar da atual prefeita, a petista Luizianne Lins. Os partidos eram aliados na administração.

Luizianne conseguiu impor o nome de Elmano, mas os irmãos Gomes não concordaram. "Nós tínhamos 15 nomes do PT que nós podíamos votar, e ele [Lula] ficou de retornar e nunca retornou", disse Ciro. "A forma como ele fez tudo, o descuido, foi incorreção comigo."

Lula gravou para o programa de Elmano e teve sua imagem tão explorada quanto a do candidato petista. Nessa reta final, o ex-presidente foi a Fortaleza para um comício, no qual, para defender Luizianne dos ataques que sofrera no dia anterior pelo governador, criticou as elites do Ceará.

O ex-ministro disse que, antes das eleições, Lula chegou a atacar a prefeita do PT quando conversaram sobre a questão de Fortaleza. "Ele disse cobras e lagartos da Luizianne para mim, coisas que eu não direi aqui porque ele pode continuar confiando em mim. Mas ele disse para mim coisas que eu não diria dela, jamais, no pessoal. Aí vem aqui defender a Luizianne?", questionou.

Já sobre Dilma, disse que ela foi "corretíssima". "Não veio [a Fortaleza], não gravou, foi muito correta conosco, muito, muito, exemplarmente correta. Ao contrário do Lula. O Lula foi muito incorreto comigo, pessoalmente."

Ciro não foi acompanhar o voto do seu afilhado político, ao contrário dos principais apoiares dele. Ficou longe dos holofotes. Já havia agido assim no primeiro turno.

Ele votou às 11h20 (horário local) na Secretaria da Saúde, em Iracema, acompanhado de dois assessores. Vestia uma camisa polo amarela, a cor do PSB, com um adesivo da campanha no peito. Ciro disse acreditar na vitória de Roberto Claudio especialmente por causa dos debates finais nas televisões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página