Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2012 - 03h15

André Singer: O alerta das metrópoles

Publicidade

COLUNISTA DA FOLHA

O segundo turno envolveu nada menos que 17 capitais. Nelas, de modo geral, os atuais prefeitos foram os grandes derrotados, em meio à eleição mais acirrada dos últimos 20 anos, segundo levantamento do repórter César Felício ("Valor", 26/10).

Em contrapartida, o pleito anterior (2008) foi o menos disputado dos seis havidos a partir de 1992. O que aconteceu de lá para cá? Arrisco uma hipótese.

Em 2008, o país estava em plena aceleração do crescimento. A economia chegou ao período eleitoral girando ao redor de 7% de expansão anualizada do PIB.

Com o vento soprando a favor, os então mandatários navegavam em um ambiente otimista e, sobretudo, com os cofres cheios. Por isso, teria ocorrido uma onda situacionista, não importando qual fosse o partido do governo local.

Em seguida, o quadro mudou. Depois de uma fase de retração (2009), o lulismo conseguiu promover rápida retomada em 2010 (7,5% de aumento do PIB), a qual, no entanto, foi seguida de dois anos de pouco dinamismo (menos de 2%).

A consequência foi a alta taxa de rejeição dos dirigentes de cada cidade, que não conseguiram sucesso na campanha encerrada ontem. Estamos em maré de mudança municipal, novamente a despeito das siglas.

Assistimos a uma dança das cadeiras. O PT, por exemplo, perdeu a direção de Recife e de Fortaleza, mas ganhou a de São Paulo. O PSDB viu-se alijado do controle paulistano, porém obteve o de Manaus e o de Belém. Configurações análogas repetiram-se em outras praças. Foram as oposições metropolitanas que venceram.

As exceções se deram em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nas quais gestões bem avaliadas foram confirmadas no primeiro turno. Note-se que dados divulgados pelo IBGE na semana passada indicaram que as três vivem "fase de baixo desemprego" (Folha, 26/10), mesmo nas condições econômicas descritas.

Uma das leituras de 2012 indica, assim, um aumento de pressões urbanas, para as quais cabe atentar.

ANDRÉ SINGER, 54, é professor de Ciência Política da USP e autor de "Os sentidos do lulismo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página