Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2012 - 16h44

Governistas querem prorrogar CPI do Cachoeira só para votar relatório final

Publicidade

ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

PT e PMDB irão defender que a CPI do Cachoeira tenha os trabalhos prorrogados até o dia 22 de dezembro, quando se encerra o ano legislativo.

Pelo prazo oficial, a CPI seria encerrado no próximo domingo. A nova data, no entanto, não significa ampliar as investigações sobre o esquema comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Integrantes da CPI do Cachoeira se reúnem hoje para definir prorrogação
Esquema de Cachoeira movimentou mais de R$ 84 bi, diz relator da CPI
CPI do Cachoeira no Congresso vai prorrogar os trabalhos, mas não define novo prazo

Em reunião nesta terça-feira (30), os dois partidos decidiram defender, em encontro que terão com todas as siglas que participam da CPI no fim do dia, que o relatório final seria apreciado em 20 dias.

O PT chegou a defender que a CPI investigasse nesse período as relações de jornalistas com o esquema de Cachoeira.

"Se convocamos governadores, prefeito, deputados, porque razão não ouvir jornalistas", afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP).

O PMDB, porém, foi contra por entender que se abrir brecha para votação de requerimento convocando jornalistas a depor, a CPI perderá o controle.

Os partidos governistas não querem aprovar a quebra de sigilo de mais empresas ligadas ao esquema que poderiam revelar conexões de Cachoeira em São Paulo e com outras empreiteiras.

Em cinco meses de investigação, a CPI não avançou sobre o que se propôs a investigar: políticos que teriam recebido dinheiro do esquema Cachoeira.

A Polícia Federal descobriu que Cachoeira usou a empreiteira Delta, que tem contratos milionários com diversos governos, para desviar dinheiro por meio de empresas fantasmas, mas não avançou no caminho do dinheiro.

A oposição vai insistir na reunião de mais tarde que a CPI seja prorrogada por mais 180 dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página