Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 04h00

Dirceu diz que STF derrubou diploma para jornalistas por pressão da mídia

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ex-ministro José Dirceu disse ontem, em seu blog, que o Supremo Tribunal Federal aboliu a obrigatoriedade de diploma para exercício do jornalismo "depois de intensa pressão desencadeada no país por entidades patronais e barões da mídia que sempre tentaram derrubá-la".

Em campanha pelo controle dos meios de comunicação no país, Dirceu defendeu a exigência do diploma para jornalistas e a regulação da mídia ao falar sobre o 35º Congresso Nacional de Jornalistas, que acontece no Acre.

Segundo ele, o congresso "realiza-se num momento crucial em que o país retoma a discussão da regulação da mídia, um debate que deverá se intensificar" em 2013.

No texto, ele afirma que a exigência de diploma "foi uma conquista que durou 40 anos --de 1969 a 2009-- quando foi extinta pelo Supremo Tribunal Federal".

A colegas do PT Dirceu, condenado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, acusou os ministros do STF de sucumbir à pressão da imprensa no julgamento do mensalão. Para ele, os jornais influenciaram nas condenações.

Em outro texto, o ex-ministro afirma que "a grande e velha mídia" dá "irrestrita e integral solidariedade" às elétricas nas negociações com o governo federal. "Conservadora, esta 'vende' as negociações desencadeadas pelo governo como intervenção do Estado na economia", afirmou o ex-ministro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página