Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2012 - 14h07

Ayres Britto diz que relator vai acelerar definição de penas do mensalão

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto disse nesta quarta-feira (7) que o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, decidiu mudar a metodologia de seu voto para a definição do tamanho da pena dos 25 condenados, após uma "trégua mental" entre os ministros

Ayres Britto não quis dar detalhes sobre a modificação. O ministro afirmou apenas que uma das alterações é o enxugamento dos resumos dos atos praticados pelos réus no esquema.

O julgamento do mensalão será retomado hoje após uma suspensão de 12 dias. Nas últimas sessões os ministros divergiram sobre critérios para o cálculo da pena e só estabeleceram a punição do empresário Marcos Valério e começaram a discutir de um de seus sócios.

"O clima essa semana foi de reflexão, de trégua mental e nos levou a repensar a própria metodologia de trabalho. Joaquim disse que vai inovar na metodologia e isso nos faz supor que nas próximas quarta ou quinta sessões devemos concluir [ o julgamento]", disse.

Ayres Britto voltou a dizer que acredita no fim do julgamento antes de sua aposentadoria na próxima semana.

"Eu acredito que sim, não faço afirmativa categórica, mas pelo andar da carruagem é possível, terminar", disse.

O presidente do Supremo disse que convocou uma sessão extra para a próxima sexta-feira na qual vai discutir um processo de relatoria da ministra Rosa Weber, além de tentar adiantar o mensalão.

"[Essa sessão extra] é a acertar com os ministros inicialmente sexta-feira e já até convoquei, mas alguns ministros preferem uma espécie de quase mutirão na semana subsequente". " A minha ideia era estender para ação 470 [mensalão", completou

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página