Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2012 - 14h23

'Todos precisam de afago', diz Dilma após jantar com PSB e PMDB

Publicidade

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

Depois de jantar com representantes do PMDB e do PSB, principais partidos da base aliada, a presidente Dilma Rousseff disse na tarde dessa quinta-feira (8) que "todos precisam de afago". De olho na reeleição, a presidente tenta recompor a base aliada, que enfrentou estresses e divergências durante as últimas eleições municipais.

Questionada se o PSB, rival do PT em diferentes capitais nas eleições municipais, precisa de afago, a presidente disse: "O PSB? Todos precisam de afago. Todos. Quem não precisa de afagos em sendo humano?". Em seguida, emendou: "Todos nós somos muito parecidos, jornalistas, políticos, governantes, porque temos uma coisa em comum: somos humanos".

As declarações foram dadas logo após o fim da cerimônia de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Palácio Planalto. A presidente está empenhada em desatar nós políticos e apaziguar pontos de tensão entre partidos aliados. Líderes da coligação que apoia Dilma no Congresso interpretam esse movimento como um dos primeiros passos da presidente para consolidar sua reeleição.

Ontem, Dilma teve um jantar reservado com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, principal liderança do PSB, legenda que pleiteia a presidência da Câmara. Um dia antes, ela recebeu lideranças do PT e do PMDB para reiterar o apoio ao acordo firmado com peemedebistas para comandarem a Câmara e o Senado.

Sobre o jantar com Eduardo Campos, Dilma limitou-se a dizer: "Foi muito bem. Eu não tenho diferenças. A nossa relação sempre se manteve a mesma".

Apesar de defender o apoio do PSB para a reeleição de Dilma e o nome de Eduardo Campos para a presidência da República em 2018, o governador do Ceará, Cid Gomes, reiterou que ficou magoado com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições em Fortaleza. Lula não apenas foi à capital cearense apoiar o candidato petista como atacou o adversário, apoiado por Cid Gomes. "Eu fiquei magoado pessoalmente. Lula não foi correto conosco", lamentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página