Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2012 - 19h14

Procuradoria recebe denúncias contra atuação da PF em confronto com índios

Publicidade

DO VALOR

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará informou que recebeu nesta quarta-feira representação assinada por 116 organizações e entidades da sociedade civil pedindo investigação sobre a atuação da Polícia Federal na aldeia Teles Pires, dos índios munduruku.

Durante a operação ficaram feridos dois policiais e seis indígenas, e Adenilson Kirixi Munduruku foi assassinado com três tiros.

Na representação, as entidades afirmam que o uso da força policial foi desproporcional a qualquer possível reação ocorrida; os indígenas portavam arco e flecha enquanto os policiais, armas de fogo.

O documento traz um relato dos indígenas sobre o que ocorreu no dia 7 de novembro deste ano na aldeia Teles Pires, na divisa dos Estados do Pará e do Mato Grosso.

A Polícia Federal chegou à aldeia fazendo voos rasantes de helicóptero, de voadeira e disparando projéteis de borracha, o que assustou os indígenas --entre eles idosos, crianças e mulheres, o que, segundo as entidades, provocou a reação dos guerreiros com arcos e flechas. Na sequência, a polícia disparou contra os indígenas, resultando em diversos feridos e na execução de uma liderança indígena.

Adenilson Munduruku foi encontrado pelo seu povo com três tiros, um na cabeça e um em cada uma das pernas. Indígenas afirmam que, quando o corpo caiu na água, a Polícia Federal atirou bombas contra ele na tentativa de destruí-lo.

De acordo com as entidades que protocolaram a denúncia, até o presente momento a aldeia está com dificuldade de manter a autonomia alimentar, porque os equipamentos de caça e pesca foram destruídos e confiscados pela Polícia Federal.

Entre os signatários do documento, informou a Procuradoria, estão sindicatos, associações indígenas, associações de classe, entidades estudantis, partidos políticos e movimentos sociais da Amazônia e de todo o país. O documento foi encaminhado à Procuradoria da República em Santarém, que tem atribuição para atuar junto aos índios munduruku.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página