Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2012 - 19h55

Memorial da Anistia em BH deverá ser inaugurado pelo governo em 2014

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O governo federal prevê que o Memorial Nacional da Anistia, espaço de preservação e resgate da memória do regime militar (1964-1985), seja inaugurado em Belo Horizonte em junho de 2014, junto com a Copa do Mundo.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30), durante a assinatura do contrato de construção do memorial, cuja montagem está sob a coordenação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Ex-presos políticos querem que DOI-Codi vire memorial

A previsão de inauguração anterior era outubro de 2013. A nova data foi anunciada por Nilmário Miranda, ex-ministro dos Direitos Humanos e atualmente conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

O custo do memorial anunciado no ano passado é aproximadamente R$ 24 milhões.

Foram analisados locais no Rio e em São Paulo. O local escolhido em BH é o antigo prédio da Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), da UFMG, no bairro Santo Antônio (região sul), marco de resistência à ditadura em BH.

O memorial contará com um centro de pesquisa e terá no seu acervo todo o material referente aos 60 mil processos de indenização que foram apresentados na Comissão da Anistia Política.

Também servirá para consulta de dossiês administrativos, relatos e testemunhos, livros, áudios e vídeos recebidos pela Comissão de Anistia por meio de campanha de doação de arquivos referentes ao período da ditadura.

Todo o acervo preservado pela própria UFMG sobre esse período, que inclui cerca de 10 mil fotos e 400 filmes, serão incorporados ao memorial.

"Será criado um acervo de documentos sobre pessoas que o regime torturou, matou, perseguiu, exonerou, demitiu, censurou, ou de quem cassou direitos", afirmou Nilmário.

O espaço terá cinco andares, além de prédios anexos e uma praça com exposição permanente, equipamentos multimídia e interativos contendo depoimentos de ex-presos políticos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página