Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2012 - 14h35

Cacique desaparecido no Pará é encontrado por índios, diz Funai

Publicidade

DE SÃO PAULO

Índios localizaram no fim da tarde de ontem (3), em uma área de mata fechada em Nova Esperança do Piriá (264 km de Belém), o cacique Valdeci Tembé, 43, que estava desaparecido desde o final de semana, após um ataque de madeireiros na Terra Indígena Alto Rio Guamá.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) informou que deve resgatá-lo na manhã desta terça-feira (4) com a ajuda de um helicóptero, mas não disse como ele foi parar na mata. Uma das possibilidades é que ele tenha fugido após o conflito.

Madeireiros ameaçam incendiar hotel de fiscais do Ibama no Pará
Cacique continua desaparecido após ataque de madeireiros no Pará

No sábado (1º), Tembé e fiscais do Ibama foram atacados a tiros durante ação de retirada de uma carga de madeira apreendida no ano passado --extraída irregularmente da área. Segundo o Ibama, eles foram surpreendidos por um grupo de 150 homens armados.

A Funai não informou se Tembé está debilitado nem a distância entre o local do ataque e o ponto onde ele foi localizado.

Há dois meses, os índios pediram providências ao Ibama contra a extração ilegal de madeira na área. Chegaram a incendiar nove veículos dos madeireiros, entre caminhões, caminhonetes e até tratores, de acordo com a fundação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página