Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2012 - 10h04

Líder do PSDB no Senado vai propor convocação de Marcos Valério

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), vai apresentar à bancada tucana, nesta terça-feira (11), uma proposta pela apresentação de requerimento pedindo a convocação do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão. O objetivo é fazer com que Valério apresente mais detalhes do teor de depoimento sigiloso dado por ele ao Ministério Público Federal, em setembro deste ano.

Valério diz que pagou despesas pessoais de Lula, segundo jornal

Revelado hoje pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o depoimento traz acusações diretas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Valério afirmou aos procuradores que pagou despesas pessoais de Lula em 2003, por meio de depósitos na conta de uma empresa do ex-assessor pessoal de Lula, Freud Godoy. Ele também relatou que Lula avalizou pessoalmente, em encontro no seu gabinete, no Palácio do Planalto, os empréstimos contraídos junto ao Banco Rural para alimentar o esquema de compra de apoio parlamentar. Ainda segundo Valério, suas despesas com advogado são pagas pelo PT.

Lula Marques/Folhapress
O senador Álvaro Dias criticou a suposta interferência de Lula em julgamento do STF
Senador Álvaro Dias

Para Álvaro Dias, o eventual pedido de convocação será um "gesto político", já que as chances de aprovação são pequenas. Segundo ele, o que cabia à oposição, minoritária no Congresso, já foi feito: uma representação ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedindo a abertura de investigação sobre a participação e conhecimento de Lula sobre o esquema do mensalão.

"Eu não gosto de criar expectativas. Eu vou apresentar essa proposta na reunião de bancada, mas sabemos que o governo não vai deixar convocar. Eles não deixam vir nem a Rosemary [Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo], envolvida na operação Porto Seguro", disse o senador.

Para o presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO), Valério precisa ir além do depoimento e provar o que diz. Mas, segundo ele, não cabe aos parlamentares provocar o empresário nesse sentido.

"Temos que esperar as provas", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página