Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2012 - 12h22

Sem provas, depoimento de Valério não tem validade, diz ministro da Justiça

Publicidade

DE BRASÍLIA

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse nesta quarta-feira que o depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério, vinculando o ex-presidente Lula ao esquema do mensalão, não tem validade sem a apresentação de provas.

"Um depoimento que é apresentado sem provas, por uma pessoa que estava envolvida em práticas criminosas, não tem significado jurídico. A menos que obviamente se mostre que o que ele falou é verdadeiro", disse. "Mas parece que não foram juntadas provas que minimamente pudessem dar credibilidade ao depoimento", completou o ministro.

Lula diz que depoimento de Marcos Valério é 'mentira'
Joaquim Barbosa defende que Ministério Público investigue Lula
PSDB decide pedir convocação de Marcos Valério em comissão no Senado
Valério diz que pagou despesas pessoais de Lula, segundo jornal

No final de setembro, Valério afirmou ao Ministério Público, após ter sido condenado no julgamento do mensalão, que esquema pagou despesas pessoais do ex-presidente Lula, segundo informações reveladas ontem pelo jornal "O Estado de São Paulo". Também disse que o ex-presidente teria autorizado os empréstimos considerados ilícitos pelo Supremo Tribunal Federal e que, em 2005, recebeu ameaças de morte.

No lançamento de uma escola sobre mediação e conciliação, na sede do Ministério da Justiça, Cardozo saiu em defesa de Lula, chamando-o de "guerreiro" e "lutador" e o "grande presidente da história".

Sergio Lima/Folhapress
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça
José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça

"Lula é um guerreiro, um lutador. A população não vai deixar de reconhecer seu papel na história. Ele mudou a história do país", disse. "O presidente Lula tem uma trajetória reconhecida pela grande maioria da população. Foi o grande presidente da historia".

Para Cardozo, o depoimento de Valério ocorreu numa fase "curiosa". "Juridicamente essa é uma peça que alguém fez numa fase curiosa. Não foi no início do processo, foi depois que já sabia que estava condenado. Com que objetivo? Anular o processo? Reduzir a pena? Não se pode dar credibilidade a priori numa situação como essa", argumentou.

O ministro ainda atacou a oposição. "Setores da oposição não tem um discurso efetivo para a sociedade brasileira. A oposição se apegará a isso na falta de um discurso mais consistência", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página