Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2012 - 20h19

Com desabafo, vice-presidente do Congresso encerra ano legislativo

Publicidade

DO VALOR

Com desabafo, a vice-presidente do Congresso Nacional, Rose de Freitas (PMDB-ES), encerrou oficialmente na noite desta quarta-feira o ano legislativo, sem apreciar nem os vetos ao projeto dos royalties nem o Orçamento de 2013.

"Há anos que essa Casa não se respeita. Quem desvaloriza a profissão de político não é a imprensa, é a própria classe política. Chegamos até aqui sofridamente. Não foi um processo fácil, mas não vamos colocar a culpa na imprensa", disse.

Congresso adia votação de vetos presidenciais para 2013

Alan Marques/Folhapress
A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES)
A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES)

Era uma referência ao impasse entre Estados produtores e não produtores de petróleo que inviabilizou a sessão do Congresso Nacional para apreciar os vetos do projeto que redistribui os royalties.

Rose elogiou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, que determinou que o veto dos royalties só poderiam ser votados depois de todos os anteriores -- que passam de 3.000 -- serem apreciados. "A questão é que todos os erros cometidos até hoje nos levaram a esse impasse. Temos três mil vetos para serem apreciados. Isso é culpa do ministro Fux? Não. Talvez, ele tenha restabelecido a ordem."

Ela também criticou o governo por não intervir em meio ao embate federativo que se instaurou na questão dos royalties.

"Vamos encerrar lamentando não ter acordo. Governo tem que entender que questão federativa se trata como questão federativa. Não pode um Estado brigar com outro", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página