Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2012 - 15h24

Natal volta a ter prefeito após 48 horas sem ninguém no cargo

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Após 48 horas, Natal voltou a ter prefeito na manhã desta quarta-feira (26). O vereador Ney Lopes Jr. (DEM) reassumiu o cargo em cerimônia na Câmara Municipal, depois de ter sido obrigado a se afastar por decisão da Justiça.

A cadeira ficou vazia por causa de uma polêmica sobre a linha sucessória. A prefeita Micarla de Sousa (PV) foi afastada em outubro, após denúncias de desvios de recursos públicos. O vice Paulinho Freire (PP) renunciou neste mês para ser diplomado como vereador.

Em novo capítulo de crise política, Natal está sem prefeito
Em crise política, Natal (RN) vive colapso em saúde, educação e coleta de lixo

O então presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins (PV), não quis assumir porque tenta na Justiça permanecer no Legislativo em 2013. Abriu mão para Lopes Jr., que era o vice-presidente da Câmara.

A Justiça, porém, decidiu na sexta-feira (21) que o presidente do Legislativo é obrigado a assumir a prefeitura, determinando multa diária de R$ 20 mil a Martins e a Lopes Jr. em caso de descumprimento.

Martins então renunciou, e o segundo assumiu a presidência nesta quarta, o que legitimaria a posse no Executivo.

Segundo o prefeito em exercício, a Procuradoria do município entendeu que ele poderia reassumir automaticamente sem que fosse necessária uma nova decisão da Justiça.

Ele disse na tarde desta quarta-feira que já determinou o pagamento a servidores --professores temporários, por exemplo, estavam com os salários atrasados há quatro meses. Afirmou ainda que fará uma reunião com empresas de limpeza urbana para tratar de um assunto urgente: o acúmulo de lixo na cidade.

No dia 1º, assumirá o prefeito eleito Carlos Eduardo (PDT).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página