Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2012 - 18h50

Governo delimita área para índios isolados em Roraima

Publicidade

CAROLINA DE ANDRADE
DE SÃO PAULO

Portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (26) delimitou e restringiu o acesso a uma área em Roraima onde vivem índios isolados, avistados durante sobrevoo em 2011.

A portaria veta o acesso de pessoas não vinculadas à fundação a uma área de 43 mil hectares em Rorainópolis (294 km de Boa Vista), onde vivem os índios pirititi. A medida estabelece ainda que a área passa a se chamar Terra Indígena Pirititi.

A existência do grupo foi mencionada inicialmente pelos waimiri-atroari, grupo indígena vizinho cujas terras foram demarcadas na década de 1980.

Os relatos dos waimiri-atroari levaram a Funai a crer que os pirititi vivessem em uma área compreendida pela Terra Indígena Waimiri-Atroari.

No entanto, estudos constataram que o grupo estava presente também em regiões fora da área demarcada, o que foi confirmado em sobrevoo realizado por uma equipe da fundação no ano passado.

Segundo a Funai, a área habitada pelo grupo é alvo de solicitações de permissão de desmatamento e exploração econômica.

O objetivo da restrição de ingresso, locomoção e permanência na região é garantir que os pirititi permaneçam isolados em seu território.

As Forças Armadas e policiais poderão ter acesso à área, desde que estejam no cumprimento de suas funções e sejam acompanhadas por funcionários da Funai.

O cumprimento da medida será fiscalizado pela Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari e pelo setor da Funai responsável por índios isolados e recém-contatados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página