Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2013 - 14h23

Governo de Minas Gerais libera arquivos do Dops de 1964 a 1985

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governo de Minas Gerais disponibilizou os arquivos do extinto Dops (Departamento de Ordem Política e Social) e da Secretaria de de Segurança Pública do período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, para o Arquivo Público do Estado. A iniciativa é foi publicada por meio de decreto no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31).

O Arquivo Público Mineiro será responsável pela organização, registro, tombamento e catalogação dos documentos.

A Comissão Nacional da Verdade poderá ter acesso aos documentos "em caráter irrestrito". Já o acesso pelo público em geral será permitido mediante solicitação.

Para o governador Antonio Anastasia, a iniciativa tem como objetivo mostrar a transparência e preservar documentos importantes para a consolidação da história recente de Minas e do Brasil, informa nota divulgada pelo governo de Minas Gerais.

"Ao deixar sob responsabilidade do Arquivo Público uma parte importante da nossa história, procuramos oferecer às gerações atuais oportunidade para conhecer um período importante da vida brasileira e, ao mesmo tempo, preservar documentos que contribuirão para elucidar fatos marcantes da trajetória de personagens que tiveram participação em episódios da época", afirmou o governador em nota.

A assessoria do governo não informou o volume e conteúdo de documentos nem quando eles devem chegar às dependências do Arquivo Público.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página