Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2013 - 16h37

Michel Temer reafirma aliança entre PT e PMDB

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
BRENO COSTA
ERICH DECAT
DE BRASÍLIA

Eleito neste sábado para mais um mandato na presidência do PMDB, o vice-presidente Michel Temer saiu em defesa do discurso da presidente Dilma Rousseff na convenção do partido no qual ela reafirmou a aliança do PT com os peemedebistas.

Dilma diz que aliança com PMDB terá 'vida longa'
Em convenção do PMDB, Temer diz que aliança com o PT é 'indestrutível'

Apesar de Dilma não ter explicitado que Temer será seu vice em 2014, o presidente do partido afirmou que ela não poderia "ir além" no seu discurso. "Mais [do que isso] seria impossível, seria quase uma indelicadeza, até porque ela não é candidata. Ela será candidata no ano que vem, quando a chapa for escolhida. Se ela dissesse mais do que disse, seria um exagero retórico", afirmou.

Zanone Fraissat - 28.jun.12/Folhapress
Michel Temer (PMDB), vice-presidente da República
Michel Temer (PMDB), vice-presidente da República

Ao defender o discurso da presidente, o senador Valdir Raupp (RO), reeleito vice-presidente do PMDB, afirmou que Dilma poderia cometer "crime eleitoral" se anunciasse a chapa com Temer.

"Nós não estamos em campanha. Seria talvez até um crime eleitoral se ela citasse uma chapa para 2014. Falta um ano e meio para as convenções que vão definir os candidatos. A presidente citou mais de 10 vezes a parceria do PMDB e do presidente Temer", afirmou.

Temer disse que a definição da chapa ocorrerá somente no ano que vem. "Nós precisamos ir com calma. É sempre uma honra estar ao lado da presidente Dilma."

No discurso na convenção do PMDB, Dilma fez afagos ao partido aliado. Embora tenha feito sucessivos elogios a Temer, não deixou claro que o presidente do PMDB será novamente candidato a vice-presidente em sua chapa.

"É uma grande honra participar da convenção nacional do partido, que é o maior parceiro do meu governo. O convite do PMDB para estar aqui ofereceu uma oportunidade extraordinária para que, juntos, possamos celebrar essa parceria sólida, produtiva e que sem duvida alguma terá uma longa vida", disse a presidente.

LICENÇA

Temer disse que vai se licenciar da presidência do PMDB para não acumular a função com a vice-presidência, a exemplo que vinha fazendo em seu mandato anterior no comando da sigla. Raupp assumirá novamente como presidente interino da sigla.

"Eu vou manter o mesmo sistema que eu vinha mantendo com o presidente Raupp", afirmou Temer.

A determinação do PMDB para as eleições de 2014, segundo Raupp, é lançar o maior número possível de candidatos aos governos dos Estados -assim como à Câmara, Senado e Câmaras Municipais. Raupp admitiu, porém, que haverá palanques duplos para Dilma em algumas unidades federativas, com candidatos do PT e PMDB.

"Vamos tentar evitar palanque duplo, mas vai ser impossível não ter em alguns Estados candidatos do PMDB e do PT", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página