Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2013 - 05h00

Tucanos paulistas querem dividir poder com Aécio no partido

Publicidade

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Com receio de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tenha controle total sobre a máquina partidária a partir da convenção nacional do PSDB, em maio, aliados do ex-governador José Serra pediram ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que convença o mineiro a ceder o segundo posto na hierarquia do partido a alguém indicado pelos tucanos de São Paulo.

Aécio deve assumir a presidência do PSDB neste ano, num movimento cujo objetivo é ampliar sua exposição como potencial candidato à Presidência da República nas eleições de 2014.
No comando do partido, o tucano será a principal estrela da propaganda do PSDB na televisão.

George Gianni - 20.fev.2013/Divulgação
Aécio Neves discursa na tribunal do Senado
Aécio Neves discursa na tribunal do Senado

Em junho, a sigla terá direito a um programa de 10 minutos em horário nobre. Além disso, o partido terá 40 anúncios nos intervalos da programação entre maio e junho.

Como há consenso de que ninguém terá força para conter o senador mineiro caso ele queira a chefia da sigla, o PSDB de São Paulo passou a reivindicar o controle da secretaria-geral da legenda.

FHC foi procurado pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que trabalha para facilitar o diálogo entre Aécio e Serra (que há anos travam uma disputa dentro da sigla).

Aliados do mineiro afirmam que, caso Aécio decida ser presidente do PSDB, "faria sentido" a "ala paulista" indicar o secretário-geral.

Eles destacam, porém, que o principal quadro a ser consultado é o governador Geraldo Alckmin, e não Serra.

Alckmin tem se mostrado afinado com Serra nas articulações internas. Na semana passada, quando Aécio foi lançado como candidato por FHC num evento em Belo Horizonte, Alckmin evitou endossar publicamente a indicação e disse considerar prematuro debater o assunto.

Há dúvidas, no entanto, se o governador e Serra serão capazes de chegar a um entendimento sobre o nome para a secretaria-geral do partido.

Alinhado a Alckmin, o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) tem sido apresentado como opção para a composição da nova cúpula da sigla, mas Serra ainda não teria se manifestado sobre a indicação. O nome do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) também tem ganhado força nos bastidores.

A fim de aparar essas arestas antes da convenção nacional do partido, marcada para maio, Aécio virá a São Paulo no fim do mês para participar de um evento ao lado de Alckmin. Com a visita, Aécio faz um afago nos dirigentes do PSDB local, que reclamaram de não estarem participando das articulações para sua possível candidatura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página