Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2013 - 15h13

OAB critica indicação de pastor para Comissão de Direitos Humanos

Publicidade

TAI NALON
DE BRASÍLIA

Em nota, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) criticou nesta quarta-feira (6) a indicação do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Alvo de polêmica por declarações contra a comunidade negra e homossexual, ele pode ser eleito na tarde desta quarta-feira para a vaga.

Pastor polêmico é indicado para presidir Comissão de Direitos Humanos

"É difícil entender a nomeação de alguém que despreza e hostiliza os principais temas relativos a uma política de direitos humanos, que se queira efetivada com um mínimo de seriedade", afirmou o presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, em nota.

Feliciano foi escolhido ontem por unanimidade depois de mais de duas horas de reunião da bancada.

A reação de setores da base do governo, que ameaçaram não aprovar o nome indicado pelo PSC, fez com que a sigla cogitasse sugerir outro deputado para a vaga.

Até o momento, porém, a indicação dele permanece. Candidato único até a última atualização desta reportagem, ele precisa de pelo menos 10 dos 18 votos possíveis dos deputados integrantes. A reunião da comissão está em curso na Câmara.

A comissão recebe e investiga denúncias de violações de direitos humanos e discute e vota propostas na área. É o presidente da comissão quem determina a pauta dos projetos a serem votados.

Alan Marques/Folhapress
Pastor Marco Feliciano na reunião do PSC que o escolheu para presidir a Câmara de Direitos Humanos da Câmara
Pastor Marco Feliciano na reunião do PSC que o escolheu para presidir a Câmara de Direitos Humanos da Câmara

TWITTER

Em 2011, ele declarou no Twitter que os "africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé". Depois, disse que foi mal compreendido: "Minha família tem matriz africana, não sou racista".

Sobre isso, disse que foi "uma simples postagem, um ensinamento teológico, um ensinamento da bíblia sagrada".

"Foi infelizmente distorcido esse assunto como isso acontece com todas as pessoas. Nunca tive origem de racista, foi só aquela citação e os ativistas fizeram isso virar uma bola de neve."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página