Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2013 - 03h00

Alvo de acusações, Lindbergh diz que fará oposição no Rio

Publicidade

DO RIO

Após a divulgação de inquérito no qual é investigado por suposta cobrança de propina quando esteve à frente da Prefeitura de Nova Iguaçu, o senador Lindbergh Farias (PT) afirmou que se tornou opositor do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

O desembarque da gestão peemedebista, porém, tem resistência dentro do PT.

Ministério Público pede multa a Lindbergh e Garotinho por propaganda
Rui Falcão diz esperar que brigas regionais não atrapalhem alianças de Dilma
PMDB do Rio nega ter produzido dossiê contra Lindbergh
PMDB do Rio divulga nota contra candidatura de Lindbergh ao governo

Sergio Lima - 21.mar.12/Folhapress
Petista Lindbergh Farias, em cerimônia no Senado
Petista Lindbergh Farias, em cerimônia no Senado

De acordo com a revista "Época", que revelou detalhes da investigação, o material faz parte de dossiê produzido pelo PMDB do Rio contra o petista, pré-candidato ao governo do Estado.

A sigla, que defende a candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), nega ter reunido os documentos. Cabral também afirmou não estar envolvido na divulgação do caso.

De acordo com a revista, os papéis mostram depoimentos de Elza Araújo, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Finanças de Nova Iguaçu, segundo os quais Lindbergh exigiria propina de empresas contratadas pelo município para pagar despesas pessoais dele e de parentes.

Procurada pela Folha, Elza Araújo não foi localizada.

Os documentos integram inquéritos abertos em 2007 pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal do Rio enviados ao STF (Supremo Tribunal Federal) após a eleição do petista ao Senado --quando passou a ter foro privilegiado.

A investigação está sob segredo de Justiça por conter a quebra de sigilo bancário do senador e de familiares.

Lindbergh nega as acusações e afirma que o Ministério Público Federal no Rio pediu que a investigação não fosse enviada ao STF por não haver indícios suficientes.
oposição
A divulgação do suposto dossiê fez com que o senador atacasse Cabral. "Eles querem jogar todo mundo na lama", disse o senador no último fim de semana. "Eles [o PMDB] me jogaram no terreno da oposição."

Lindbergh, porém, encontra dificuldades no PT para emplacar o desembarque da gestão Cabral. No início do mês, o senador anunciou que o partido discutiria a entrega das duas secretarias que comanda no Estado (Ambiente e Assistência Social).

O debate, no entanto, sequer foi feito na Executiva Estadual. "Essa discussão nunca foi do partido", disse o presidente regional do PT, Jorge Florêncio, que defende a candidatura do senador.

O presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, criticou a reação do senador.
"Em vez de ficar gastando energia tentando inverter a situação, o senador poderia responder à Justiça."

O PMDB do Rio ameaça não apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff caso o PT não apoie Pezão e lance Lindbergh como candidato.

O recado foi repassado ao ex-presidente Lula em reunião com Cabral e Pezão.

Em entrevista ao "Valor Econômico", Lula disse que não vai pedir para que o senador desista de concorrer em 2014, como fez em 2010.

Mas, ao mesmo tempo, afirmou que a prioridade é o "projeto nacional", de reeleição da presidente Dilma.

"Lindbergh pode ser candidato sem causar problema", disse o ex-presidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página