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Marqueteiro João Santana trabalhou de graça para Dilma
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FILIPE COUTINHO
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA
Marqueteiro do PT e da campanha de Dilma Rousseff ao Planalto, o publicitário João Santana "contribuiu" de graça e sem contrato nos pronunciamentos oficiais da Presidência da República. Em nota, o Planalto admitiu a "contribuição gratuita" do publicitário.
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"Esporadicamente", diz a nota, "[Santana] conversa com pessoas do governo sobre assuntos de comunicação pública, inclusive pronunciamentos oficiais, mas não recebe qualquer remuneração por tais observações".
Embora tenha sido questionada, a Presidência não informou sobre outros serviços prestados por Santana além de dois episódios citados pela reportagem.
Um deles foi a criação do slogan da gestão: "País rico é país sem pobreza".
O outro é a produção do pronunciamento de 1º de maio de 2011, quando foi lançada a campanha do programa Brasil Sem Miséria. "[Santana] deu, por exemplo, contribuição gratuita doando formalmente ao governo federal seus direitos de autor referentes à linha criativa do posicionamento da nova Marca Brasil e ideias para a campanha de lançamento do programa Brasil Sem Miséria", afirma a nota do Palácio do Planalto.
A Marca Brasil é a logomarca que identifica o governo Dilma Rousseff em obras e peças publicitárias.
Pela campanha que elegeu Dilma à Presidência da República, em 2010, João Santana recebeu R$ 39 milhões. No ano passado, Santana foi o responsável pela campanha vitoriosa de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo por R$ 30 milhões.
Procurado por e-mail, o Santana não respondeu aos questionamentos.
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