Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2013 - 12h42

Justiça determina afastamento de prefeito no CE por suspeita de corrupção

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Justiça determinou o afastamento do prefeito de Quixeramobim (CE) Cirilo Pimenta, e do vice-prefeito, Tarso Borges, por suspeita de envolvimento em um esquema de fraude em licitações no município.

O afastamento de 180 dias ocorre após a deflagração da Operação Quixeramobim Limpo II, realizada pelo Ministério Público do Ceará e pela Polícia Civil nesta terça-feira (9).

A operação no Ceará foi deflagrada em conjunto com outras operações de combate à corrupção em outros 11 Estados que ocorrem hoje. As ações são coordenadas pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, em parceria com as polícias militares, Civil e Federal e o Ministério Público Federal.

Megaoperação contra corrupção investiga suspeitos em 12 Estados

Segundo a Promotoria do Ceará, a Câmara Municipal deve realizar uma sessão extraordinária para nomear o presidente da Casa para o cargo de prefeito durante os 180 dias que durarem o afastamento.

A operação pretende cumprir 30 mandados de busca e apreensão. A operação é um desdobramento da Quixeramobim Limpo I, que havia ajuizado no mês passado uma ação cautelar de improbidade administrativa contra 26 gestores públicos do município acusados de fraudar licitações.

De acordo com o Ministério Público do Ceará, os mandados da operação deflagradas hoje incluem as residências do prefeito, do vice-prefeito e do procurador-geral de Quixeramobim, Ricardo Alexander Cavalcante.

Foram expedidos mandados de busca e apreensão e a Justiça também determinou o afastamento imediato de 26 acusados de envolvimento no esquema (prefeito, vice-prefeito, procurador-geral do município, todos os secretários municipais, todos os membros da comissão de licitação, presidente da Autarquia de Trânsito e outros gestores) por 180 dias.

A Justiça também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal e a indisponibilidade dos bens dos envolvidos.

A análise parcial das investigações já constatou fraudes em licitações no valor R$ 5.848.335,67 na atual gestão.

RONDÔNIA

Em Rondônia, o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho foi preso durante a operação. Segundo o Ministério Público, a quadrilha desviava dinheiro da prefeitura por meio de convênios com a empresa, com valores superfaturados ou com empresas fantasmas.

A reportagem não localizou os investigados para responderem sobre a operação até a publicação desta notícia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página