Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2013 - 03h30

Renan reforça que Congresso pode barrar novos TRFs

Publicidade

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA
DO RIO

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que pode barrar a criação de quatro TRFs (Tribunais Regionais Federais) no país caso sejam confirmados indícios de que houve "erros formais" na tramitação da proposta no Congresso.

Ontem, a Folha revelou que a cúpula do PMDB, com aval do governo, vai tentar impedir os novos TRFs, cujo custo estimado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, é de R$ 8 bilhões.

Temer diz que PMDB tem dúvida 'jurídica' sobre criação de tribunais
Criação de tribunais sofre resistência no Congresso Nacional
Candidatos a procurador-geral concordam com criação detribunais
Custos e gargalo nos TRFs opõem presidente do STF a juízes federais

"Há pessoas que alegam que pode ter havido erros formais. Temos o precedente de que a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] que aumentava o número de vereadores não foi promulgada pelo presidente do Congresso exatamente porque havia erro formal", declarou Renan, que visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo ontem.

Em coro com Renan, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse que tanto o senador como o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), manifestaram "preocupação jurídica" com a PEC dos TRFs.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em São Paulo
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em São Paulo

Temer, porém, negou que exista uma articulação do Planalto para derrubar a iniciativa. "A notícia que eu tenho é que está sendo examinado o aspecto jurídico. Não há uma articulação especial."

Porém, para o presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Nelson Calandra, que defende a criação dos novos tribunais, o PMDB tentará alegar inconstitucionalidade da emenda para não promulgá-la, e não erro formal.

"Se chegasse o presidente do STF batendo na minha porta e afirmando que há inconstitucionalidade, afinal ninguém mais autorizado do que ele para avaliar isso, até eu teria dúvidas. Mas há opiniões diferentes sobre esse problema de vício de iniciativa e quero ser o primeiro a defender que não há problemas para a promulgação", disse.

Consultores do Senado avaliam que há dificuldades jurídicas para evitar a promulgação da PEC por Renan.

Isso porque não há previsão para que não seja promulgada uma PEC aprovada em dois turnos pela Câmara e pelo Senado, que respeitaram o número de votos necessários.

O texto ainda é expresso ao determinar que após a aprovação ocorrerá a promulgação. Mas não há prazo para que isso ocorra.

No Senado, tramitam ainda PECs que criam um TRF no Ceará e outro no Pará. (JOSÉ ERNESTO CREDENDIO, MÁRCIO FALCÃO E ÍTALO NOGUEIRA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página