Petrobras escolheu associação ligada ao MST sem seleção pública
A Petrobras confirmou o patrocínio de R$ 650 mil a associação ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para a realização de uma feira para promover a produção de assentamentos rurais da reforma agrária, que fez parte do 6º Congresso Nacional do MST, ocorrido de 10 a 14 de fevereiro em Brasília.
À Folha, o diretor corporativo da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse que o patrocínio se deu pela modalidade de livre escolha da companhia, e não por meio de seleção pública -como ocorrem com outros apoios da companhia.
A informação sobre o patrocínio da estatal veio à tona nesta semana no jornal "O Estado de S. Paulo".
Dutra disse que o apoio, porém, não foi para o Congresso, mas sim para a feira, batizada de Mostra Nacional de Cultura Camponesa. O evento ocorreu do lado de fora do ginásio Nilson Nelson, onde ocorriam os discursos políticos do congresso.
Segundo a Petrobras, esse tipo de patrocínio dispensa licitações. A feira foi organizada pela Abrapo (Associação Brasil Popular), entidade ligada ao MST.
O evento ficou marcado por uma marcha de ao menos 15.000 pessoas por Brasília que terminou em confronto entre a PM e militantes do movimento.
Segundo a polícia, 32 pessoas ficaram feridas, das quais 30 eram policiais. Houve, ainda, uma tentativa de invasão ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), que teve que suspender a sessão durante o tumulto.
Após o ato, a presidente Dilma Rousseff recebeu representantes do MST e ganhou do grupo uma cesta de produtos apresentados na feira patrocinada pela Petrobras e outras estatais.
A Petrobras disse ainda que o patrocínio a feira alinha-se ao Programa Petrobras Socioambiental –que também conta com a modalidade de seleção pública. Tomadora do patrocínio, a Associação Brasil Popular, diz a estatal, "atendeu a todos os requisitos legais de contratação exigidos pelas normas da companhia".
A estatal também patrocina, com R$ 199 mil, outro projeto da associação ligada ao MST. Nesse caso, os recursos são para a produção e o lançamento de CD, DVD e caderno com canções infantis do meio rural, a fim de preservar e difundir "a cultura tradicional e popular brasileira", segundo a Petrobras.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade