Mesmo com posse suspensa, Lula surge como ministro no Diário Oficial
| Reprodução | ||
![]() |
||
| Reprodução da edição desta terça Diário Oficial da União |
A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes de suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não o impediu de pelo menos no Diário Oficial da União assumir a chefia do Ministério da Casa Civil.
Na edição desta terça-feira (22) da publicação governamental, o petista é apontado como ministro-chefe no espaço referente ao expediente.
Com o deslocamento de Jaques Wagner para a chefia de Gabinete da Presidência da República, quem está à frente da pasta temporariamente é Eva Maria Chiavon, secretária-executiva da Casa Civil.
O imbróglio também ocorre no site oficial do ministério. No local destinado à agenda ministerial, o nome que ainda consta é o de Jaques Wagner
Na semana passada, Gilmar Mendes concedeu duas liminares (decisões provisórias) impedindo o petista de assumir o cargo. Na madrugada desta terça-feira (22), em mais uma derrota do governo federal, o ministro Luiz Fux determinou arquivamento de recurso da AGU (Advocacia-Geral da União).
Fux não entrou no mérito do caso e rejeitou a ação por uma questão processual. O ministro argumentou que não cabe o tipo de ação utilizada pelo governo para questionar decisão de integrante da Suprema Corte. Ele defendeu ainda que a decisão de Gilmar Mendes seja analisada em plenário.
Enquanto não pode assumir o cargo, o petista foi escalado pela presidente Dilma Rousseff a atuar como um ministro informal da Casa Civil, capitaneando a mobilização do governo federal para impedir o desembarque do PMDB na Esplanada dos Ministérios na próxima terça-feira (29).
Em nota emitida no final da tarde, a Casa Civil informou que, a partir desta quarta-feira (23), Lula será substituído por Chiavon no expediente do Diário Oficial da União. Ela ressaltou ainda que, apesar de ter constado na publicação o nome do petista, "não houve nenhum ato assinado" por ele no cargo.
Livraria da Folha
- Primeiro governo de Dilma foi terceiro mandato de Lula, afirma autor
- Para jornalista, Lava Jato tem caráter seletivo e pode ser usada para fins políticos
- Leia trecho de 'Collor Presidente', que revela intrigas e corrupção do político
- Em romance histórico-psiquiátrico, Augusto Cury propõe cura da corrupção
- Segundo volume da coleção 'Cinema Yakuza' reúne filmes do mestre Kinji Fukasaku


