Após condenação de Lula, esquerda encerra trégua

Crédito: Lalo de Almeida - 24.jul.2016/Folhapress SAO PAULO, SP. 24/07/2016. O ex-ministro Ciro Gomes discursa na convenção do PT no Sindicato dos Bancários em São Paulo, para o lançamento da candidatura a reeleição a Prefeitura de São Paulo do prefeito Fernando Haddad.( Foto: Lalo de Almeida/Folhapress, PODER )
O ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência

DANIEL CARVALHO
BRUNO BOGHOSSIAN
DE BRASÍLIA

Apesar de defenderem em conjunto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após seu julgamento, partidos de esquerda afirmam que não pretendem se unir, ao menos por enquanto, em torno de uma candidatura única ao Palácio do Planalto –em especial a do ex-presidente ou de outro nome do PT.

Assim como no campo de centro-direita, onde há uma série de pré-candidatos colocados, entre as siglas de esquerda a tendência de pulverização de candidaturas ficou mais forte depois que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão.

PC do B, PDT e PSOL pretendem lançar candidatos, mesmo que, por ora, não figurem no topo das pesquisas. As duas primeiras legendas já apresentaram a deputada estadual gaúcha Manuela d'Ávila e o ex-ministro Ciro Gomes, respectivamente. O PSOL anunciará em março seu nome para a disputa –Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), é um nome cogitado.

Setores do PT ainda dizem apostar em uma união em torno de Lula, principalmente depois do engajamento dos partidos de esquerda na defesa da participação do ex-presidente na eleição mesmo após as condenações.

"Lula vai unificar as esquerdas em função dessa nova conjuntura", diz José Guimarães (PT-CE), líder da oposição na Câmara.

Dirigentes de outros partidos, no entanto, consideram essa possibilidade remota no momento. "Somos absolutamente solidários ao presidente Lula e defendemos o direito dele de participar das eleições. Mas não há aliança prevista no momento", afirma o deputado Orlando Silva (PC do B-SP).

"Apesar de o PSOL ter se engajado neste processo de resistência democrática contra as arbitrariedades que estão sendo produzidas na Lava Jato, em nenhum momento vimos esta frente democrática como frente eleitoral, ao contrário do que alguns dirigentes petistas tentam dar a entender", diz o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

Para ele, a condenação do ex-presidente Lula gera uma "tendência de fragmentação maior", já que partidos que poderiam apoiá-lo "perdem um pouco desse compromisso que poderiam ter".

"Outros partidos que consideravam uma aliança com Lula estão mais impactados com a possibilidade de ele ficar inelegível", afirma.

MAIS DISTANTES

Parte das legendas vai além e, apesar das críticas ao julgamento do ex-presidente, indica resistência a um engajamento direto em defesa do petista na campanha.

O PSB, que chegou a divulgar nota em que afirmava ver "atipicidade" na tramitação do processo contra Lula, começa a se afastar do debate sobre sua defesa.

"O partido fez algumas observações sobre esse caso, mas o fato está consumado. Agora, há uma luta jurídica que o PT vai ter que fazer. Esse debate ficou para trás", diz o ex-governador capixaba Renato Casagrande, secretário-geral do PSB.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, critica a condenação de Lula, que considera "um abuso do poder jurídico sobre o poder político", mas afirma que a sigla não deve estar na linha de frente da defesa do petista na eleição.

"Eu não acho que esse debate seja prioritário. Acreditamos que a condenação é um erro e que não há provas. Defendemos o Lula, mas a mobilização será a parte do PT. Na campanha, nós vamos fazer o nosso trabalho", diz.

PLANO B

Sob reserva, aliados de Lula vão além e avaliam que o PT sabe que as chances de o ex-presidente chegar às urnas são pequenas.

No entanto, entendem que o partido segue com a estratégia de defender o nome dele por uma questão de sobrevivência: é necessário demarcar território e tentar garantir estatura para suas bancadas no Congresso.

Apesar de negar a existência de um plano B, o PT tem hoje dois nomes mais prováveis para substituir Lula, caso ele esteja inelegível: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador Jaques Wagner, da Bahia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.