Meirelles e Maia têm 1% de intenção de votos, mesmo após movimentações

Crédito: Pedro Ladeira - 5.jan.2018/Folhapress O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em evento da igreja evangélica Sara Nossa Terra
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em evento da igreja evangélica Sara Nossa Terra

JOELMIR TAVARES
DE SÃO PAULO

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), buscou bênção em igrejas evangélicas e pediu orações pela economia brasileira. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), se encontrou com dezenas de lideranças partidárias e traçou uma agenda de viagens pelo país.

Apesar de todas as movimentações para viabilizar eventuais candidaturas, Meirelles alcançou 1% da intenção de votos na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31) —chega a 2% em seu melhor cenário— e Maia ficou com 1% na única situação em que seu nome foi apresentado aos entrevistados.

Datafolha

O ministro já tinha alcançado 1% no levantamento anterior, no fim de novembro. No de agora, ele atinge seu melhor desempenho (2%) num cenário sem Lula (PT) e sem Marina Silva (Rede), ficando empatado com Jaques Wagner (PT).

O presidente da Câmara, que não teve o nome testado na penúltima pesquisa, só pontua agora no cenário em que foi apresentado aos entrevistados o maior número de pré-candidatos (13). Maia fica com 1% numa situação hipotética que contaria, por exemplo, com Lula, Bolsonaro, Marina, Alckmin, Ciro, Luciano Huck (sem partido), Joaquim Barbosa (sem partido) e Michel Temer (MDB).

Na semana passada, Meirelles afirmou que investidores lhe pedem "o tempo todo e sem parar" que concorra à Presidência, mas disse que anunciará sua decisão sobre a candidatura só no início de abril.

Maia nega que seja pré-candidato. Há 15 dias, ele disse que, no momento, sua última preocupação são as eleições. Ambos batalham no momento pela aprovação da reforma da Previdência, que deve ser votada na Câmara no próximo dia 19.

Meirelles alcança seus melhores resultados na região Centro-Oeste e entre os eleitores com 60 anos ou mais. Nascido em Anápolis (GO), ele quase foi candidato a governador do Estado em 2010.

Maia, que é do Rio de Janeiro, tem índices mais favoráveis nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e registra aprovação levemente maior entre jovens de 16 a 24 anos.

DE JEITO NENHUM

A pontuação do ministro e do presidente da Câmara é maior quando se observa o gráfico de rejeição.

Entre os entrevistados pelo Datafolha, 21% dizem que não votariam de jeito nenhum em Maia (mesmo percentual de Ciro). Meirelles tem 19% de rejeição, empatado com João Doria (PSDB). O campeão no quesito é Temer (60%).

Tanto o titular da Fazenda quanto o deputado têm sido apontados como alternativas do centrão para o pleito. Os dois são vistos como candidatos que poderiam ser apoiados pelo atual governo e assumiriam na disputa o papel de defesa da gestão Temer.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - 1º turno
Datafolha 31.jan - 1º turno
Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Datafolha 31.jan - rejeição
Datafolha 31.jan - rejeição

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.