São Paulo

​A versão digital da Folha mudou nesta quinta-feira (1º). A evolução da plataforma é o primeiro marco de celebração dos 97 anos do jornal, que serão completados neste mês.

A alteração é, além de visual, técnica.

O site passa a ser totalmente responsivo, ou seja, adapta-se automaticamente a diferentes tamanhos e formatos de tela, em telefones, computadores e tablets.

Ele também terá carregamento mais rápido, com menor consumo de dados em dispositivos móveis. A atualização simultânea em todas as plataformas fica mais ágil.

A transformação leva ao leitor uma página mais limpa, com tipografia maior e exclusiva, desenhada para a Folha e tratada para usos em diferentes telas.

Além do conforto das letras maiores, o leitor encontra fotos, vídeos e infográficos ampliados nas reportagens e nas páginas principais.

As mudanças do site antecipam a reforma visual da versão impressa do jornal, que deve ocorrer nos próximos meses. Designers, jornalistas e equipe de tecnologia trabalharam juntos para oferecer inovações visuais amparadas pelo Projeto Editorial da Folha, de modo que a identidade do jornal prevaleça em qualquer sistema.

"Mais e mais o leitor da Folha poderá reconhecer o jornal independentemente da plataforma", afirma o editor-executivo, Sérgio Dávila.

ACESSIBILIDADE

O novo site foi pensado para ser mais acessível desde a criação do seu código.

A equipe de tecnologia passou por treinamento para desenvolver o projeto de forma mais amigável para cegos e pessoas com outras deficiências visuais que usam softwares especiais.

As cores e contrastes de fontes em preto e branco, por exemplo, foram testados para facilitar a navegação. As fotografias passam a ter descrições textuais para que o deficiente visual entenda seu conteúdo. O recurso de ouvir o texto foi adaptado para ser mais eficiente no celular.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.