Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 19h52

Sem Beto Albuquerque, PSB e PC do B decidem apoiar Tarso Genro ao governo

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

PSB e PC do B anunciaram nesta segunda que apoiarão a candidatura do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) ao governo do Rio Grande do Sul.

As duas siglas, que já apoiam a petista Dilma Rousseff para a Presidência, bateram o martelo em favor de Tarso uma semana após o deputado Beto Albuquerque (PSB) anunciar sua desistência de disputar o governo.

O PSB deverá indicar o ex-deputado estadual Beto Grill para a vice de Tarso. A recomposição da frente de partidos de esquerda dará a Tarso um minuto e meio a mais de tempo de TV e rádio.

Parceiros tradicionais da política gaúcha, as três siglas haviam se distanciado nas últimas disputas após PSB e PC do B reclamarem da hegemonia petista em coligações e administrações.

Ao celebrar a aliança, Tarso disse em discurso que não haverá "nenhum tipo de política de grande potência de um partido para outro".
Segundo ele, o PT não terá necessariamente a cabeça de chapa em eleições futuras. Em 2008, PC do B e PSB se aliaram para tentar eleger a comunista Manuela D'Ávila prefeita de Porto Alegre.

Como o principal antagonista de Tarso, José Fogaça (PMDB), é membro de um partido da base lulista, o petista evitou dizer se a presença de Lula a seu lado é fundamental para vencer a eleição no Rio Grande do Sul.

"Já tenho a imagem colada na Lula, fui ministro sete anos e meio. O presidente tem que ficar liberado para ver qual é a melhor estratégia para a sua movimentação nacional", disse Tarso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página