Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2010 - 15h31

PT vai questionar Serra por atribuir autoria de suposto dossiê a Dilma

Publicidade

NANCY DUTRA
NOELI MENEZES
DE BRASÍLIA

O PT decidiu interpelar judicialmente o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, para que ele confirme ou não a declaração na qual atribuiu a Dilma Rousseff (PT) a responsabilidade pela confecção de um suposto dossiê contra ele. Se reafirmar, será processado, segundo os petistas.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira após reunião entre o presidente do partido, José Eduardo Dutra, e o secretário-geral do partido, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

"Um candidato à Presidência não pode ficar fazendo acusações ao léu. Se ele confirmar o que disse, entraremos com uma ação por danos morais. Ele terá de provar o que falou. Essa declaração é uma lesão à imagem de Dilma", defendeu Cardozo.

"Decidimos interpelar o Serra judicialmente, pelas suas acusações a Dilma e ao PT sobre o tal dossiê. Quem não deve, não teme", escreveu Dutra, na sua página no Twitter.

No sábado, a revista "Veja" divulgou que petistas articularam a montagem de uma equipe de espionagem para confeccionar dossiês contra adversários, mas a estratégia não teria ido adiante, em razão de intervenção de outra ala do partido.

Ontem, Serra comentou pela primeira vez o episódio. "A principal responsabilidade desse dossiê é da candidata Dilma. Não tenho dúvidas", afirmou. A ex-ministra da Casa Civil rebateu a acusação. "Isso é uma falsidade. Não vou ficar batendo boca, mas isso é uma falsidade."

Segundo o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), a declaração de Serra foi baseada em informações publicadas pela imprensa, que tem sido "alimentada por depoimentos dos próprios integrantes da campanha da Dilma".

"Pelo jeito, Dilma vai continuar fazendo o que sempre fez a vida toda. Negar. Negou que havia se encontrado com a ex-secretária da Receita [Lina Vieira]. Negou ter feito o próprio currículo com informações falsas. Negou que sabia do dossiê da dona Ruth Cardoso. Negar é o hábito dela. Deveria vir a público se desculpar."

O tucano atribui as informações sobre supostos dossiês a briga interna de facções do PT e disse que até o presidente do PT confirmou que o jornalista Luiz Lanzetta foi contratado para a pré-campanha da candidata. "Não sei o que é pré-campanha. Ele está na campanha. Quem é responsável pela campanha da Dilma? Não é ela? Quem era responsável pelos aloprados em 2006?"

Dutra já classificado como "desesperada" a acusação de Serra. Segundo ele, o jornalista que supostamente teria encomendado um dossiê antitucano não faz parte da campanha.

"Repelimos essa acusação. Não há nenhuma ação por parte do PT no sentido de orientar, autorizar ou permitir a formação desse tipo de material", afirmou Dutra, sublinhando que o jornalista Luiz Lanzetta "não faz parte da campanha".

Dilma também rebateu as acusações. "Isso é uma falsidade. Não vou ficar batendo boca, mas isso é uma falsidade", disse Dilma em Goiânia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página