Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2010 - 16h00

Deputado em greve de fome por causa de apoio do PT a Roseana já perdeu 2,6 Kg

Publicidade

ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) já perdeu 2,6 kg desde que deflagrou uma greve de fome na última sexta-feira em protesto à decisão da direção nacional do seu partido que determinou o apoio à candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).

O PT no Estado havia definido o apoio à Flávio Dino (PC do B), mas a direção nacional se reuniu na última semana e mudou o resultado em nome da aliança nacional com o PMDB em torno da presidenciável Dilma Rousseff. Com isso, a direção do partido agradou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana, uma das lideranças do PMDB.

Desde quinta-feira, quando iniciou uma vigília e no dia seguinte a greve de fome, o deputado dorme no plenário da Câmara num colchão inflável. Os assessores dele também levaram uma televisão para que ele possa acompanhar os jogos da Copa.

O deputado só toma água de coco e soro fisiológico. A falta de alimentação tem provocado dores nos rins e tosse. O último banho foi no sábado, no banheiro dos vigilantes da Câmara, uma vez que os banheiros do plenário não têm chuveiro. "Estou economizando com o meio ambiente", afirmou.

A ideia é manter a greve de fome até o dia 30 de junho, último prazo para a definição das candidaturas. Ele irá ingressar na Justiça questionando a direção nacional do PT. "Seria mais fácil eles filiarem o Sarney ao partido."

O militante histórico do PT no Maranhão Manoel Conceição Santos acompanha o deputado na greve de fome. Dutra disse que se houver tentativa de tirá-los do plenário, irá se acorrentar às cadeiras do local.

"Vou lutar até o meu limite. Só tenho contas a prestar a minha mulher, que disse que vai me dar uns cascudos quando eu sair daqui", afirmou o deputado. O PT nacional alega que a prioridade do partido é eleger Dilma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página