Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2010 - 21h34

Fundador do PT suspende greve de fome no plenário da Câmara

Publicidade

NANCY DUTRA
DE BRASÍLIA

O militante histórico do PT no Maranhão Manoel da Conceição, 75, decidiu suspender a greve de fome que fazia desde a última sexta-feira em protesto à decisão do diretório nacional do partido de apoiar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Estado.

A suspensão foi comunicada na noite desta quarta-feira pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), 54, que continua sem ingerir alimentos sólidos. Segundo o parlamentar, Manoel está com a saúde frágil e somente interrompeu a greve por conta da possibilidade de um acordo com o diretório nacional.

Deputados federais petistas têm conversado com a cúpula do partido para tentar permitir uma dissidência de Dutra e Domingos. Na prática, eles esperam que os militantes maranhaenses sejam liberados para defender a candidatura do deputado Flávio Dino (PC do B) ao governo estadual.

O PT no Estado havia definido o apoio a Dino, mas a direção nacional mudou o resultado em nome da aliança nacional com o PMDB em torno da candidata Dilma Rousseff. Com isso, a direção agradou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana.

Manoel passou mal na noite de ontem e foi atendido no departamento médico da Câmara. Ele tem sido acompanhado pela equipe médica da Casa e por assessores. Um dos fundadores do PT, Manoel da Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Teve uma perna amputada porque foi alvo de tiros da polícia na época.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página