Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2010 - 16h43

Yeda veta nomes do PP e escolhe vice do PPS para sua chapa à reeleição no RS

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

A governadora Yeda Crusius (PSDB) terá como companheiro de chapa o deputado estadual Berfran Rosado (PPS), na tentativa de reeleição. O nome do pré-candidato a vice foi anunciado na tarde desta segunda-feira (21) em Porto Alegre.

A aliança liderada por Yeda é composta por PSDB, PP, PPS e PRB e terá pelo menos quatro minutos e 20 segundos de tempo de televisão.

"Temos um governo com realizações, temos partidos com nomes fortes, espaço político e tempo de TV para chegar lá", disse o presidente do PSDB-RS, deputado federal Cláudio Diaz, à Folha.

O anúncio de Berfran como vice é fruto de um acordo político que tirou o PP da vaga.

O PP, partido que os tucanos desejavam na vice também da eleição presidencial, chegou a indicar nomes para compor a chapa com a governadora. As indicações não prosperaram porque Yeda vetou os nomes apresentados.

Berfran é um vice palatável para a tucana. Tem uma boa relação com a governadora e integrou o governo como secretário de Meio Ambiente. Yeda se impôs na escolha do vice temendo repetir o episódio do atual vice, Paulo Feijó (DEM), pivô da crise que por pouco não implodiu seu mandato.

O PP foi compensado pela perda da vaga de vice. A jornalista Ana Amélia Lemos (PP) deverá ser a única candidata ao Senado da aliança. O PPS vinha negociando apoio à pré-candidatura ao governo de Luis Augusto Lara (PTB).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página