Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2010 - 16h37

Grupo reinicia buscas por mortos na Guerrilha do Araguaia

Publicidade

DE SÃO PAULO

O GTT (Grupo de Trabalho Tocantins) reiniciou no último sábado as buscas por despojos dos mortos na Guerrilha do Araguaia. A procura tinha sido suspensa em outubro de 2009, em razão das chuvas na região.

Uma das tarefas dos especialistas, por exemplo, é peneirar a terra retirada das escavações, em busca de materiais e vestígios humanos de pequena dimensão, e isso não pode ser feito com a lama. O terreno molhado também dificulta o deslizamento do radar de solo, montado em uma espécie de carrinho, que identifica a presença de objetos abaixo da superfície.

Desde o início de maio, uma equipe do GTT, com a função de ouvidoria, retornou a campo para ouvir novas testemunhas ou complementar informações recebidas anteriormente. No dia 22, todo o grupo deslocou-se para a região --Pará e Tocantins-- para reiniciar as escavações com base no novo planejamento.

No cemitério de Xambioá, o GTT só poderá realizar escavações após receber autorização judicial, já solicitada à Justiça Federal. Outro alvo importante é a fazenda Araguaia, na região da Faveira, município de São João Araguaia.

Dados novos apontam para a necessidade de escavações também em Sete Barracas, município de São Geraldo do Araguaia (PA), onde guerrilheiros teriam sido enterrados.

Segundo o Ministério da Defesa, as equipes técnicas já encontram alguns obstáculos para as escavações na fazenda Araguaia, entre eles diferentes afluxos de garimpeiros em busca de ouro na área.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página