Publicidade
Publicidade
Marina e Serra não poderão participar de campanha de Gabeira, entende TSE
Publicidade
FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA
Ao responder a uma consulta feita pelo PPS, o TSE vetou a utilização da imagem e voz dos candidatos à presidência José Serra (PSDB) e de Marina Silva (PV) na propaganda eleitoral de Fernando Gabeira (PV), que concorrerá ao governo do Rio de Janeiro.
O tribunal entendeu, por 6 votos a 1, que a legislação não permite a dois partidos coligados regionalmente utilizar a imagem de candidatos à presidência, se esses mesmos partidos são rivais em nível nacional.
Os ministros disseram que tal possibilidade poderia gerar confusão na cabeça do eleitor.
A consulta do PPS não questionava o caso específico do Rio de Janeiro, mas, apesar do tema de forma abstrata, se encaixa perfeitamente à situação de Gabeira.
O partido fez duas perguntas: 1) Um candidato a governador de um partido A pode utilizar a voz e a imagem do candidato à presidência do mesmo partido, se este está coligado a um partido B que tem candidato próprio à presidência?; e 2) Um candidato à presidência do partido B que está coligado regionalmente a um partido A, pode aparecer na campanha de um candidato a governador do partido A, sendo que este partido também tem candidato à presidência?
Para ambas as questões, o TSE respondeu "não".
+ Notícias sobre eleições
- TSE suspende inelegibilidade de Garotinho
- TSE multa presidente Lula pela sexta vez
- Em meio às negociações com DEM, Serra diz que há "muitos nomes" para vice
+ Notícias em Poder
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
- Ala do PSB resiste a Haddad e ameaça vaiar petista em evento
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ Comentadas
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.






Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV