Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2010 - 13h30

PMDB suspende temporariamente presidente do diretório em SC

Publicidade

NANCY DUTRA
DE BRASÍLIA

A cúpula do PMDB decidiu nesta quarta-feira (30) suspender de forma liminar a filiação do presidente do diretório de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

Há duas semanas, o ex-governador provocou a ira da Executiva Nacional ao anunciar que seria vice do candidato do DEM ao governo do Estado, Raimundo Colombo.

Com a decisão, Pinho Moreira será destituído da presidência local e responderá a um processo no conselho de ética do PMDB. O deputado federal João Mattos assume o posto.

"Os desajustes em Santa Catarina ocorreram por causa das ações de uma única figura", argumentou o presidente do partido, Michel Temer (PMDB-SP). "Pinho Moreira teve um comportamento não adequado", disse o relator do processo interno, Moreira Franco.

O agora afastado presidente regional se defendeu das acusações. "É como um rito sumário. Não cometi nenhum crime e sempre pautei minha vida política pela ética", afirmou Pinho Moreira. "É um fato lamentável essa subserviência ao PT", completou.

A intervenção do PMDB atende ao pedido da senadora Ideli Salvatti (PT), candidata ao governo de Santa Catarina, que se torna o único palanque para Dilma Rousseff à Presidência.

O afastamento de Pinho Moreira não impede, no entanto, que o PMDB local apoie a candidatura de Colombo. O tempo de TV irá para o democrata, mas os peemedebistas não poderão indicar um vice na chapa sob a ameaça de nova expulsão.

Na semana passada, o diretório catarinense chegou a anunciar uma chapa pura para disputar o governo estadual depois da pressão exercida pela cúpula do PMDB. Mas na convenção da legenda, no fim de semana, os dirigentes catarinenses decidiram pela renovação da coligação com o DEM.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página